• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Quem é a dona do Magazine Luiza?

POR Bruno Destéfano    EM Curiosidades      05/06/19 às 14h11

Afinal de contas, quem é a pessoa por trás de uma das maiores redes de lojas do país? Quem é a dona do Magazine Luiza? Também conhecida como Dona Luizinha, Luiza Helena Trajano é uma das mulheres mais poderosas do país, à frente da rede Magazine Luiza há cerca de 20 anos. Ela fez com que o seu pequeno empreendimento se deslocasse do interior para ganhar a capital do estado de São Paulo - posteriormente, do Brasil inteiro. A história de vida de Luiza Helena Trajano se confunde com a do seu próprio negócio. Engraçado é que poucos sabem a origem verdadeira do nome "Magazine Luiza". "Ah, mas tem a ver com o nome dela, não é?". Bom, pelo visto seria óbvio demais. O nome da loja foi escolhido em um concurso cultural, promovido em uma rádio da região.

Desdobrando mais: "A Cristaleira" era uma pequena loja de presentes em Franca, que foi comprada pelos tios de Luíza em 16 de novembro de 1957. Sua tia criou um concurso cultural na rádio para que os moradores da cidade escolhessem o nome da loja recém comprada. Com essa estratégia de Marketing, o negócio ganhou o nome de Magazine Luiza, em homenagem à tia, Luiza Trajano Donato.

História

A empreendedora por trás do Magazine Luiza começou a trabalhar consideravelmente cedo. Desde os 12 anos aproveitava as férias escolares para cuidar do balcão da loja de sua família. Nada oficial, mas já era o início de alguma coisa. Ambições, ideais, vontades... era a época de refletir sobre o que fazer nos próximos anos.

Ela começou a trabalhar formalmente na rede de varejo a partir dos 18 anos de idade. Já em 1991, Luiza Helena Trajano recebeu um bilhete de sua tia avisando que era a hora de assumir o comando da companhia. A jovem não teve dúvidas e aceitou o desafio. Após participar de todas as áreas da empresa, finalmente chegou ao topo do comando onde está até hoje. O auge de sua carreira aconteceria alguns anos mais tarde, em 2008, quando oficialmente se tornara presidente da rede.

Em um mercado tão competitivo como é o do varejo, Luiza ganha destaque ao ser uma das poucas mulheres nesse meio. Além disso, é importante ressaltar que o seu sucesso foi gradativamente alcançado para chegar ao resultado que tem-se hoje. Magazine Luiza é uma empresa que já conta com mais de 800 lojas e cerca de 23 mil funcionários. Atualmente, a rede opera em 16 estados e, ao longo dos anos, comprou outras redes concorrentes para crescer.

Avanços

A história do empreendedorismo virtual do Magazine Luiza começou bem antes da consolidação da internet. Em 1991, a empresa criou a sua primeira "loja eletrônica", comumente chamada de loja conceito nos dias de hoje. O campo virtual não predispunha quaisquer produtos em estoque, mas era possível ver e tocar todos os itens em exposição. Depois, caso se interessasse, o cliente poderia realizar as suas compras pelo telefone.

Bem, quem é a dona do Magazine Luiza? É "apenas" uma das três mulheres mais poderosas do Brasil, segundo a revista Forbes. Em 2016, seu filho, Frederico Trajano, assumiu o cargo de CEO. Consequentemente, isso marcou a terceira geração de herdeiros no comando da empresa. Ela passou o bastão para o seu filho, com o empreendimento extremamente consolidado no Brasil. E a história? Segue adiante.

Próxima Matéria
Bruno Destéfano
Escritor, fotógrafo e jornalista // Deixe que o conhecimento te revolucione de dentro para fora.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+