• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Quem é Freud? O que a teoria dele explica afinal?

POR Mateus Graff    EM História      05/07/16 às 14h14

Mas afinal, que é esse tal de Freud que todo mundo fala e você nunca tirou um tempo da sua vida para saber quem é? As vezes passamos a vida inteira escutando as pessoas falarem do tal do Freud, e nunca vamos atrás para saber quem realmente foi o cara. Para quem não sabe, o nome do cidadão era Sigsmund Schlomo Freud e ele nasceu no dia 08 de maio de 1856, em Freiberg, na Moravia, e é o grande fundador da Psicanálise. Ele era filho de um comerciante chamado Jacob Freud, e de sua segunda esposa, Amália Nathanson, que foi quem influenciou mais tarde em muitos estudos de Freud.

Alguns de seus irmãos, do primeiro matrimônio, eram aproximadamente vinte anos mais velhos que ele. Ao completar quatro anos Freud se mudou com a família para Viena. Formado pela Universidade de Viena, ele optou a princípio por Filosofia, campo que depois iluminaria sua produção teórica, decidindo-se depois pela Medicina.

In this photo released by the Sigmund Freud Museum in Vienna former Austrian psychoanalyst Sigmund Freud is pictured in his working room in 1938. Austria and the world will be celebrating Sigmund Freud's 150th birthday on Saturday May 6, 2006. (AP Photo/Sigmund Freud Museum)

Desde mais novo, Freud demonstrava uma certa obsessão pela sexualidade, tanto que seu primeiro estudo publicado foi sobre órgãos sexuais de enguias, que foi realizado no laboratório de Zoologia Marinha de Trieste, em 1876, viés que marcaria suas preocupações na teoria psicanalítica. Cabia a Freud nesta instituição estudar a anatomia e a histologia do cérebro do homem. É durante essas investigações que ele percebeu elementos em comum entre a organização cerebral humana e a dos répteis. A partir daí, Freud, recorrendo à teoria de Charles Darwin sobre a evolução das espécies, inicia o esboço de seu questionamento da supremacia do homem sobre outros animais.

Outro estudo do começo de sua carreira foi a utilização da técnica da hipnose como forma de acesso aos conteúdos mentais no tratamento de pacientes com histeria. Ao observar a melhoria de pacientes, ele elaborou a hipótese de que a causa da doença era psicológica, e não orgânica. Essa hipótese serviu como base para outros conceitos, como o do inconsciente. Freud também ficou conhecido por suas teorias dos mecanismos de defesa, repressão psicológica e por criar a utilização clínica da psicanálise como tratamento da psicopatologia, através do diálogo entre o paciente e o psicanalista.

003

Freud escreveu um grande número de livros importantes, como Psicologia da Vida Cotidiana, Totem e Tabu, A Interpretação dos Sonhos, O Ego e o Id e muitos outros. Neles, Freud se responsabilizava a repressão da sociedade daquela época, que não permitia a satisfação de alguns sentimentos, considerando-os errado ao ponto de vista social e religioso.

Mas afinal, qual era a teoria de Freud que deixou ele famoso e que as pessoas tanto falam? Bom, Freud era formado em medicina e especializado em tratamentos para doentes mentais, e ele criou uma teoria incrível. A teoria psicanalítica de Freud acredita que os conflitos fazem parte do desenvolvimento humano, portanto ele procurava descrever as causas dos transtornos mentais. O sistema freudiano trouxe o conceito de inconsciente em uma teoria da sexualidade. Ele estruturou o aparelho psíquico como um iceberg, onde o submerso não é voluntariamente controlado.

004

A consciência do ser humano é descrita por Freud em três níveis, o consciente, envolve todos os fenômenos que em determinado momento podem ser percebidos de maneira conscientes pelo indivíduo, o pré-consciente, que se refere aos fenômenos que não estão conscientes em determinado momento, mas podem tornar-se, se o indivíduo desejar se ocupar com eles, e por último o inconsciente, que diz respeito aos fenômenos e conteúdos que não são conscientes e somente sob circunstâncias muito especiais podem tornar-se.

Realmente a teoria de Freud é muito complexa e difícil de ser explicada com poucas palavras, mas tentando resumir a psicanálise, ela se baseia em um método terapêutico, empregado em casos de neurose e psicose, que consiste fundamentalmente na interpretação, por um psicanalista, dos conteúdos inconscientes de palavras, ações e produções imaginárias de um indivíduo, com base nas associações livres e na transferência.

E aí amigos, já conheciam a história e a teoria de Freud? Deixe seu comentário!

Próxima Matéria
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+