• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Quem é o dono do Burger King?

POR Cristyele Oliveira    EM Curiosidades      10/10/19 às 18h17

Quando se fala em fast food, quais os primeiros nomes que vem à sua cabeça? Para a maioria das pessoas, com certeza, será o McDonalds e o Burger King, certo? Estamos falando das duas maiores redes de fast food do mundo. E, como todo mundo gosta de histórias de origem, hoje, vamos falar sobre o Burger King. Basicamente como tudo começou, os seus donos e a sua trajetória de sucesso. Já fizemos o mesmo com o McDonalds, nessa matéria aqui, lembra?

Tudo começou há 66 anos atrás, exatamente em 28 de julho de 1953, na cidade de Jacksonville, no estado americano da Flórida. Keith J. Kramer e Matthew Burns decidiram começaram uma parceria nos negócios. Juntos, eles abriram uma lanchonete local, chamada Insta-Burger King, onde as pessoas poderiam se alimentar rapidamente. A ideia era promissora, mas o momento não era o mais oportuno para os negócios. Devido à dificuldade financeira de levar a lanchonete para frente, os sócios Kramer e Burns foram obrigados a vender a lanchonete.

James W. McLamore e David Edgerton enxergaram o potencial do novo negócio, e decidiram investir nisso, comprando a lanchonete. Quando os dois novos proprietários assumiram o negócio, eles mudaram o nome do restaurante para apenas Burger King. Não demorou muito para que eles inaugurassem outra unidade do restaurante, dessa vez, no subúrbio de Miami. Nesse novo restaurante, eram vendidos hambúrgueres e milk-shakes por apenas 18 centavos de dólar. Além disso, eles ainda ofereciam dois tamanhos de refrigerante.

Posteriormente, em 1957, nascia o que se tornaria o principal sanduíche do restaurante, o Whopper, que inclusive é vendido, até hoje. E assim, nascia, oficialmente, o Burger King, o que viria a se tornar a segunda maior rede de fast food do mundo.

Trajetória

Em 1961, começava a fase de expansão do negócio, iniciando os direitos de franquias a nível nacional e também internacional. Dois anos depois, era inaugurado o primeiro restaurante do Burger King, fora dos Estados Unidos, na cidade de Porto Rico. E o sucesso foi tamanho que, em 1967, a marca Burger King já contava com 257 restaurantes, em território americano.

Foi nessa época, a marca passou novamente por uma mudança na administração, sendo comprar pela Pillsbury Company, uma empresa do ramo de panificação. Mudaram-se também a abordagem publicitária. Em 1974, eles iniciaram uma série de comercias que ficaram famosos em todo o mundo. A ideia desses comerciais era mostrar como o Burger King era flexível, em comparação ao seu principal concorrente, o McDonalds. Aqui, o cliente poderia mudar o que quiser, contando que ficasse do seu jeito.

Em 1975, foi inaugurada a primeira sede do Burger King no continente europeu, mais especificamente na capital espanhola, Madri. Em 1983, a marca começou a investir também em faculdades, abrindo o seu primeiro restaurante no campus da Universidade de Northeastern, em Boston.

Dez anos depois, em 1993, a marca já contava com restaurantes na Arábia Saudita, na Austrália, Israel, República Dominicana, Omã, Peru, Nova Zelândia e El Salvador. Com isso, ela chegou ao número impressionante de 7.600 restaurantes, em 56 países.

No Brasil, no entanto, a marca demorou um pouco mais a chegar. O primeiro restaurante, inaugurado em terras tupiniquins, foi apenas em 2004, em um shopping da cidade de São Paulo. Mas não demorou muito, para que a marca se espalhasse por aqui, hoje, já são mais de 660 restaurantes em todos os estados do país.

O dono do Burger King

Pelo visto, os brasileiros gostaram tanto do Burger King, que até compraram a rede de fast food americana. A empresa brasileira de investimentos, 3G Capital, formada pelos empresários Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Carlos Alberto Sicupira comprou o Burguer King, em 2010, pelo valor de US$ 4 bilhões, na época, o equivalente a R$ 7 bilhões. Enfim, atualmente, a marca pertence ao grupo brasileiro.

Próxima Matéria
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+