icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Quem é o "Gerônimo" que as pessoas gritam quando vão pular de alguma coisa?

POR Diogo Quiareli    EM Curiosidades      01/11/17 às 13h22
capa do post Quem é o "Gerônimo" que as pessoas gritam quando vão pular de alguma coisa?

Talvez você nunca tenha se aventurado ao ponto de saltar de algum ponto alto, seja um avião com um pararaquedas ou de uma ponte praticando o famoso bungee jump. Mas, com toda certeza, já deve ter ouvido em um filme ou até mesmo nos desenhos animados alguém gritando, em alto e bom som, "Gerônimo" quando saltam de algum lugar. Isso se tornou tão comum a ponto de muitas pessoas usarem o termo sem nunca se questionarem a origem do mesmo ou, melhor ainda, quem é o tal do Gerônimo que tanto falam. A redação da Fatos Desconhecidos buscou a resposta e trouxe o resultado para vocês.

Gerônimo foi um chefe da tribo Apache que nasceu no México em 1829 e morreu em 1909, nos Estados Unidos. O índio ganhou fama por ser líder do seu povo durante a luta contra os militares norte-americanos que buscavam tomar suas terras (onde hoje é o Arizona). Muito destemido, lutou até o ano de 1886, quando se rendeu e juntamente com os demais índios de sua tribo, trabalhou para o governo. Mas quando, quem e porque começou a usar o nome dele como um grito de coragem?

Tradição

Essa tradição é graças ao sargento da Força Aérea dos Estados Unidos, Aubrey Eberhardt, e nasceu durante a Segunda Guerra Mundial. Um dia antes de realizarem um grande teste de paraquedas, o sargento e sua tropa tiveram uma noite livre para fazerem o que queriam. Alguns preferiram os programas comuns da época como sair e tomar cerveja entre amigos enquanto outros optaram pelo tradicional cinema. Entre esses que preferiram ver um filme, estava Aubrey.

Eles assistiram o filme chamado "Gerônimo", de 1939. O sargento começou a sofrer provocações de seus colegas e então prometeu gritar o nome do índio na hora do salto para mostrar que, assim como ele, não tinha medo nenhum. Foi uma mera homenagem a coragem que o líder tinha. Ele cumpriu sua promessa e, em seguida, todos os seus companheiros o seguiram dando o mesmo grito, assim tornando o nome como um grito de guerra americano.

E aí, você sabia dessas coisas? Comenta pra gente aí em baixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.


Próxima Matéria
Via   RD  
Imagens Que se dani RD
avatar Diogo Quiareli
Diogo Quiareli
Geminiano, 26 anos, goiano. Amante de música pop, fã de Katy e Luan.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest