• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Quem eram os atores por trás do Cocorico?

POR PH Mota    EM Entretenimento      26/10/16 às 17h55

Para qualquer criança que cresceu durante as décadas de 80 e 90, ligar a televisão na TV Cultura e se deparar com programas que misturavam personagens reais, fantoches e imaginação. Em meio a várias histórias de aventura e fantasia, lições eram passadas para o público infantil com personagens que com certeza estão eternizados nas memórias de muitos.

Por conta da presença frequente de bonecos e fantoches em programas como Castelo Rá-Tim-Bum e Cocoricó, as equipes de bastidores contavam com diversos profissionais especializados em desenvolver e dar vida aos personagens feito de pano e outros materiais sem vida. Em vários desses programas, esses personagens compartilhavam uma origem em comum em um só ator: Fernando Gomes.

Ator e artista plástico, Fernando dirigiu vários programas infantis que utilizavam os bonecos manuais e criou personagens clássicos que fazem parte da lembrança de crianças de diferentes gerações, como o Gato Pintado, do Castelo Rá-Tim-Bum, e o Júlio, do Cocoricó.

Bastidores

1

Fernando Gomes começou a trabalhar com bonecos manuais em 1986. Até então, ele gostava do programa Bambalalão - que apresentava teatro de fantoches para crianças, dentre outras atrações -, mas não tinha experiência com televisão. Desde então Fernando já participou de programas infantis importantes da história da televisão, como X-Tudo, Cocoricó, Vila Sésamo, Agente G e Eliana & Alegria.

Para criar os personagens, Fernando se guia pelas indicações de roteiro. Elas costumam determinar algumas características do personagem, como idade, personalidade e maneirismos. A partir do estudo da apresentação, ele consegue elaborar uma voz própria. "Mas só consigo chegar a um bom resultado ao manipulá-lo, estudando a voz junto com o movimento", explica o artista.

Em outros casos, como aconteceu no programa Cocoricó, Fernando não só dublava ou manipulava bonecos, mas acumulava outras funções. Em Cocoricó, ele dirigiu e roteirizou o programa, fazendo parte da fase de produção desde a concepção de cada um dos personagens da fazenda de Júlio, dublado pelo próprio Fernando. Como artista plástico, eu não os crio apenas no papel, mas também sei confeccioná-los", explica o diretor, que também participa da escolha visual dos personagens.

Além de controlar fantoches, Fernando também deu vida a personagens de tamanho real. Participando da adaptação brasileira de Vila Sésamo, ele se vestia como o personagem Garibaldo e dublava cenas que não eram enviadas para o Brasil.

Outros dubladores

Fernando Gomes, diretor do programa infantil "Cocoricó", da TV Cultura, a frente do elenco formado por manipuladores de bonecos de espuma. 06/04/2006

Além de Júlio, Cocoricó contava com uma série de personagens humanos e animais que visitavam a fazenda. Confira os outros nomes por trás do elenco do programa.

João - Eduardo Alves
Alípio - Hugo Picchi
Lola - Eduardo Alves
Zazá - Neusa de Souza
Astolfo - Hugo Picchi
Caco - Neusa de Souza
Lilica - Magda Crudelli
Mimosa - Magda Crudelli
Oriba - Alvaro Petersen Jr
Sapo Martelo - Enrique Serrano
Toquinho - Enrique Serrano
Vô e Vó - Fernando Gomes e Álvaro Petersen Jr
Vitória - Falcon Mantovanne
Noel - Rubinho Louzada
Dora - Neusa de Souza
Rodolfo - Enrique Serrano
Esfarrapado - Hugo Picchi
Roto - Eduardo Alves
Dito e Feito - Álvaro Petersen e Enrique Serrano
Pato Torquato - Eduardo Alves
Patavina - Magda Crudelli
Dorivaldo - Falcon Mantovanne

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o ator, certamente se lembra de seus marcantes personagens, não é mesmo? Além dos personagens de Fernando, conheça outras pessoas reais que existem por trás de fantoches que você adora.

Próxima Matéria
PH Mota
Jornalista que é um encontro Monty Python e A Praça É Nossa.
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+