• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Quem eram os predadores dos dinossauros?

POR Bruno Dias    EM Mundo Animal      26/09/19 às 16h20

Os dinossauros são um tópico que atiça a curiosidade de todos. Eles são praticamente dragões sem as asas e que realmente existiram. E todo o universo que os circunda parece ser misterioso e cabível de exploração. Talvez, por isso, existam tantas pessoas estudando para descobrir coisas diversas. Desde como eles andavam, até sua reprodução ou tipo de pele.

Dinossauros são um grupo de diversos animais membros do clado dinosauria. As suposições são de que eles apareceram na Terra, há pelo menos 223 milhões de anos, e foram os dominantes do planeta por mais de 167 milhões de anos em toda a era dos dinossauros.

Todos temos o conceito de dinossauro bem fixado na cabeça, seja por programas infantis como Barney ou Família Dinossauros, ou pelos filmes de ficção científica como Jurassic Park. O fascínio por essas criaturas e a vontade de vê-las vivas, não diminuiu com o passar do tempo.

E uma pergunta, que várias pessoas podem se fazer, é quem eram os predadores dos dinossauros. A resposta é bastante óbvia na verdade: outros dinossauros. Alguns predadores terópodes, com o Tyrannosaurus e o Allosaurus, são criaturas grandes na imaginação dos fãs de animais pré-históricos.

A ciência sempre tenta ver além do que as pessoas consideram óbvio, como lutas bastante épicas entre animais gigantes. Pesquisadores questionaram o fato de se os maiores predadores da era Mesozóica eram, de fato, os dinossauros. E a conclusão foi que não.

Predadores

Um outro grupo de répteis que, anteriormente era negligenciado, também eram carnívoros bastante importantes. E esse grupo ainda é possível de ser visto nos dias atuais. Em suma, são os crocodilos.

Ou, como são chamados, os crocodilianos, que tinham vários tamanhos e formatos diferentes e não tão semelhantes aos que são encontrados hoje. Eles, inclusive, foram subestimados. Mas o paleontólogo da Universidade de Chicago, Paul Sereno, sugeriu que se olhasse melhor para esses animais. Ele desvendou um ecossistema dominado por crocodilos de aproximadamente 100 milhões de anos atrás. Esse era o meio no período Cretáceo.

Além desses gigantes aquáticos, ele encontrou diversas formas incluindo vegetarianos e espécies que andavam sobre pernas longas que se assemelhavam a cachorros mais do que aos crocodilos.

Descoberta

Essa descoberta levou outros caçadores de fósseis a procurar em outros lugares. E com isso, o resultado foi que até as já bem estudadas rochas da América o Norte mostraram que os dinossauros nem sempre conseguiam tudo do seu jeito nos ecossistemas no Mesozóico.

No Cretáceo, as zebras e antílopes, que sempre são retratadas como as vítimas, eram os dinossauros herbívoros, chamados de ornitópodes. Na maioria das vezes, eles eram comidos pelos terópodes. Mas nem sempre. Análises dos esqueletos mostraram que as marcas eram parecidas com as que os crocodilos fazem em suas presas.

O dente, que foi achado, não era grande e dá a entender que o animal não era muito grande. Ele deveria ter no máximo um pouco mais que um metro e meio de altura. Um predador desse tamanho não teria sido capaz de atacar o antílope adulto. Mas o dente é uma prova refutável de que os crocodilianos decididamente comiam os dinossauros.

Próxima Matéria
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+