icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Quem foi o papa mais jovem da história?

POR A redação    EM Curiosidades      24/06/14 às 14h18
capa do post Quem foi o papa mais jovem da história?

Até hoje o papa mais jovem do mundo foi Teofilato de Tusculana, que aos 12 anos assumiu o papado sob a alcunha de Bento IX, em 1032, devido ao grande poder e influência da sua família.

Além de ser o papa mais jovem da história, ele foi o único pontífice da história que foi papa por três vezes. Quando Teofilato tinha 24, já há 12 como Papa, ele foi afastado do cargo por ter um comportamento sexual não condizendo com a condição de um homem santo, além de ser acusado de cometer assassinatos e outras atitudes condenáveis.

Nesse período Silvestre III, membro da família Grechentii rivais dos Tusculana, assumiu o seu lugar . Porém em menos de um ano, Teofilato usou novamente seu poder político e excomungou Silvestre III da Igreja, e reassumiu o poder. Algum tempo mais tarde ele vendeu o cargo para Gregório VI, seu padrinho.

Nesse momento o Imperador Henrique III, do Sacro Império Romano Germânico, que reinava sobre a Itália e Alemanha, não gostou dessa transação comercial em torno de um cargo tão importante, e destituiu Gregório VI, nomeando Clemente III que era seu protegido, e acabou morrendo 8 meses após se tornar papa. Teofilato aproveitou a oportunidade para convencer o Conselho dos Bispos a reelegê-lo para o terceiro mandato.


Próxima Matéria
avatar A redação
A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest