icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Quem inventou o vírus de computador?

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      06/06/19 às 18h48
capa do post Quem inventou o vírus de computador?

Verdadeiro pesadelo para quem depende da internet e dos computadores para viver, os vírus são formas perturbadores de ataque no mundo online. Ao contrário do que muita gente pode pensar, esses códigos maliciosos não são coisas simples e seus resultados podem ser devastadores, muitas vezes comprometendo de forma irreparável uma máquina, roubando seus dados e até mesmo a submetendo ao controle de hackers há milhares de quilômetros de distância.

O vírus de computador é um software malicioso. E assim como o vírus biológico, o programa infecta o sistema e faz cópias de si tentando se espalhar para outros computadores e dispositivos. A contaminação por esse vírus acontece, em sua maior parte, pelas ações do próprio usuário.

Mas essa contaminação também pode acontecer de várias outras maneiras. Como por exemplo acessando sites que não são muito confiáveis ou por alguns dispositivos que são conectados ao computador, como pendrives ou outros dispositivos de armazenamento de dados. Além de é claro, se o computador estiver com o seu sistema de segurança desatualizado.

É por isso que os vírus ou malwares, como também são conhecidos, fazem parte de discussões acirradas hoje em dia quando o assunto do momento são formas eficientes de segurança e privacidade na web.

Mas você já se perguntou quem foi a pessoa que inventou o vírus de computador? Essa pergunta tem algumas respostas, isso porque depende do jeito que você olha para a pergunta.

Em 1971, Bob Thomas criou o PDP-10 o The Creeper. Esse, para muitos, foi o primeiro vírus de computador. Mas muitas pessoas o desconsideram porque ele era praticamente inofensivo. Tudo o que ele fazia era deixar uma mensagem "I'm the creeper, catch me if you can!". Além disso, ele só infectava redes domésticas e não se propagava o suficiente para deixar ou causar algum dano.

O ano é 1981, uma década depois desse primeiro vírus. Richard Skrenta, um adolescente de 15 anos, cria o Elk Cloner. Esse foi o primeiro vírus a ser introduzido em um computador da Apple e que se espalhou através de disquete de jogos. O que ele fazia era mostrar um poema a cada número x de inicializações que o computador infectado fazia.

Vírus

Por algum tempo, a intenção dos vírus era apenas irritar os usuários dos computadores com algumas mensagens ou alterações indesejadas no sistema. E alguns tipos de vírus foram criados com a ajuda de empresas de informática. Eles fizeram programas para acessar um computador através de outro. Programas assim ficaram conhecidos como programas de acesso remoto. E os hackers começaram a usá-los para pregar peças nos amigos. E com o tempo, começaram a roubar dados.

O que aconteceu é que, conforme o tempo foi passando e as pessoas foram ficando mais dependentes de seus computadores, os hackers viram uma oportunidade de roubar as informações das pessoas. Além de controlar remotamente os seus computadores e fazer outras coisas.

Atualmente, exitem milhares de vírus espalhados. Algumas pessoas acreditam que as empresas de software de antivírus criam os próprios vírus. Isso porque se não existissem mais vírus, consequentemente, ninguém precisaria dos serviços de um antivírus instalado no computador.


Próxima Matéria
Via   Go beta go  
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest