icone menu


Quem termina mais os relacionamentos, os homens ou as mulheres? Estudo tem a resposta

POR Mateus Graff    EM Ciência e Tecnologia      04/01/17 às 14h24
capa do post Quem termina mais os relacionamentos, os homens ou as mulheres? Estudo tem a resposta

E quem de vocês nunca deu um fora na vida? Nem sempre as coisas acontecem como queremos, e também nem sempre as pessoas que chegam na gente são as que realmente estamos a fim, certo? Infelizmente a vida é assim, e consequentemente temos que dispensar ou sermos dispensados por alguém. Já que estamos falando de relacionamentos, já leu nossa matéria com as 7 situações que só que já namorou uma pessoa egoísta poderia entender?

Bom, infelizmente não existem muitas pesquisas sobre os dados de términos de relacionamentos, se é o homem ou a mulher que colocam o famoso "ponto final", mas o senso comum das pessoas pode dizer muita coisa, pois uma revisão  da literatura sobre o divórcio publicada na revista American Law and Economics Review, no ano de 2000, revelou que 60 a 80% das separações nos EUA são pedidos pelas mulheres.

1

Os pesquisadores Margaret F. Brinig e Douglas W. Allen analisaram 25 conjuntos de dados diferentes nos EUA, tendo o mais velho informações de 9.937 divórcios que ocorreram em todo o país em 1867, e descobriu que 62% deles foram solicitados pelas esposas, o que nos mostra que desde antigamente que dá mais foras realmente são as mulheres. E não é diferente em relacionamentos a longo prazo, pois neles são as mulheres que terminam.

Mas por que isso acontece? Claro que cada caso é um caso e fica difícil ter uma razão exata para isso, mas os pesquisadores estudaram variáveis diferentes para entender porque as separações tendem a ser mais exigidas pelas mulheres do que pelos homens, e eles sugeriram três explicações.

2

A primeira é que esposas exploradas que fazem a maioria do trabalho doméstico e dos cuidados com os filhos podem sentir que não têm nada a perder ao pedir um divórcio. A segunda é que as esposas podem já ter se beneficiado de investimentos financeiros feitos por um marido (por exemplo, pagar uma faculdade) e já não necessitam do seu suporte. E a terceira é que as esposas esperam obter, e subsequentemente manter a custódia dos seus filhos, pois se não fosse o caso, provavelmente não pediriam divórcio.

Mas existe um pequeno problema ao se analisar quem terminou o relacionamento ou pediu divórcio, pois alguns casais discordam sobre quem iniciou o processo. No ano de 2005, sociólogos apresentaram algumas conclusões usando dados da Pesquisa Nacional de Famílias e Agregados Familiares do Centro de Demografia da Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos.

3

Os sociólogos afirmaram que quando os homens disseram que o desejo de suas esposas de terminar o relacionamento era mais forte do que o deles, 6% das ex-esposas discordaram, dizendo que eram os maridos que queriam o divórcio. Por outro lado, quando os homens afirmavam que eles queria terminar, 16% das ex-esposas discordaram, dizendo que elas queriam mais o divórcio.

Já um inquérito feito pela YouGov, a empresa internacional líder de pesquisa de mercado baseada na internet, com quase 1.000 adultos nos EUA descobriu que 1 em cada 5 mulheres disseram que tinham sido as únicas a colocar um fim a uma relação de longo prazo, e os homens apenas 1 a cada 14.

1

A empresa não questionou sobre a orientação sexual, então, algumas das respostas provavelmente são de relações de pessoas do mesmo sexo. Mas no geral, um terço de todos os homens e um terço de todas as mulheres pesquisadas disseram ter tanto levado quando dado um fora. Na mesma pesquisa também foi descoberto que as mulheres eram menos propensas do que os homens a conversar com seus ex (apenas 36% das mulheres disseram que ainda estavam em contato com pelo menos um de seus ex-parceiros) em comparação com 52% dos homens.

E para finalizar, quase metade de todas as pessoas que participaram da pesquisa, independente do sexo, afirmaram ter se arrependido de pelo menos uma de suas relações passadas. E você, se arrependeu de alguma? Se arrependeu também de ter dado um fora em alguém? Bom, deixe aqui em baixo o seu comentário e marque a pessoa que você deu um fora e se arrependeu, quem sabe essa não é uma boa chance de vocês voltarem!


Ei Fatos, não deixe de conferir:

A câmera das meninas desaparecidas revela fotos arrepiantes e sem explicação

Próxima Matéria
avatar Mateus Graff
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.

Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+