icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


Rabanetes foram plantados em solo de marte, o resultado foi esse

POR Magno Oliver    EM Ciência e Tecnologia      19/09/16 às 19h55
capa do post Rabanetes foram plantados em solo de marte, o resultado foi esse

De acordo com o portal uol, o rabanete é uma planta da região mediterrânea que "mede entre 15 e 20 cm de altura. Sua raiz é um tipo de caule, comestível, de cor vermelha e sabor picante."

Você sabia que o rabanete já foi parar em um ranking de sorvetes mais bizarros do mundo. E aqui no site da Fatos Desconhecidos, nós já exibimos para você o motivo.

Plantados em solos férteis, os rabanetes são alimentos muito consumidos pelas pessoas e bastante comuns de ser encontrados nas refeições. Mas já pensou se eles são plantados no espaço, em outro planeta?

Cientistas holandeses, do Centro de Pesquisas da Universidade de Wageningen, conseguiram provar que é possível plantar vegetais comestíveis em Marte e na Lua.

A preocupação era se os alimentos cresceriam livres de toxinas, por conta dos altos níveis de metais tóxicos para os humanos.

No entanto, o resultado de testes feitos com ervilhas, rabanetes, centeio e tomates mostraram que o cultivo não só é seguro como, possivelmente, mais saudável do que os que crescem na Terra.

Em entrevista ao Telegraph, o Dr. Wieger Wamelink afirmou que "para rabanete, ervilha, centeio e tomate fizemos uma análise preliminar e os resultados são muito promissores. Nós podemos comê-los."

Na imagem com os comparativos de rabanetes, a pesquisa detectou altos níveis de alumínio, níquel e ferro. O rabanete cultivado na Terra(primeiro da direita) tem quase o mesmo tamanho que o cultivado em solo marciano(meio). O menor deles(esquerda) é o que foi produzido na Lua.

Os cientistas acreditam que o problema do aparecimento de metais pode estar no solo e acham que lavar o local seria o suficiente para baixar os níveis dessas substâncias e tornar os alimentos cultivados comestíveis.

Veja o processo

A NASA já mostrou interesse em instalar uma colônia em solo marciano até o ano de 2030. A intenção é estudar mais sobre o processo de cultivo e até, se os planos forem concretizados, fazer com que os astronautas aprendam a cultivar suas próprias comidas.

O foco dos cientistas está agora em testar novos alimentos, como batatas, espinafres, rúculas, feijões verdes, além de experimentos em alcaloides, flavonoides e vitaminas.

Um crowdfund sobre o projeto já foi providenciado. Para saber mais, veja mais informações aqui.

O que achou dessa nova opção de cultivo de alimentos? Mande seu comentário para gente!


Próxima Matéria
Via   dailymail     crowdfunding     uol     telegraph  
avatar Magno Oliver
Magno Oliver
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest