• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Ramsés II, o faraó mulherengo que teve 152 filhos

POR Cristyele Oliveira    EM Curiosidades      03/10/19 às 19h05

Todo mundo sabe que o Egito Antigo teve vários faraós, mas sempre há aqueles que se destacam. Ramsés II foi um desses, lembrado como um dos mais célebres e importantes faraós de todos os tempos. Não é por acaso que existem tantas lendas sobre as suas conquistas. Tendo em vista que ele foi um dos faraós mais populares e adorados pelo povo. Ele ficou no poder, por 66 anos, respectivamente entre os anos de 1279 a.C, até 1213 a.C.

Ramsés II era filho do faraó Seti I e de sua esposa, a rainha Tyua. Ele se tornou herdeiro quando o seu irmão mais velho, e primeiro herdeiro Nebchasetnebet, morreu, antes mesmo de completar a maioridade. Sempre à frente do seu exército, o faraó Ramsés II era descrito como um líder bastante "astuto". No entanto, o que não é muito explorado em suas histórias, é que ele também era o que chamamos de "garanhão" e que deixou um verdadeiro exército de filhos. Segundo historiadores, Ramsés II teve, ao menos, 152 filhos. Conheça um pouco mais sobre a sua história.

Os filhos

Aos 15 anos, antes mesmo de se tornar faraó, Ramsés já era casado com Nefertari, com quem já tinha quatro filhos. Todos os seus vários descendentes foram frutos de seus relacionamentos, com várias esposas reais, esposas secundárias e concubinas. No entanto, apenas alguns conseguiram se destacar e, realmente, serem reconhecidos na corrida pela sucessão do trono. Basicamente, os filhos que nasceram dos seus principais relacionamentos, com as duas primeiras e principais esposas, Nerfertari e Isis-Nefert, foram os que mais se destacaram.

E de fato, todos os historiadores definem a primeira esposa como a mulher mais importante na vida do faraó. Nefertari era mais do que apenas uma esposa dedicada a ter descendentes, ela também era muito ativa nas tomadas de decisões e nas estratégias políticas, do reinado de Ramsés II.

Com a morte de Nefertari, Isis-Nefert teve a sua ascensão como a segunda grande esposa real de Ramsés II. Ela já era casada com o faraó também desde a adolescência e também teve filhos com ele, desde muito cedo. Porém, diferentemente de Nefertari, Isis vivia na sombra do faraó e não tinha grande contribuição nos assuntos políticos do reinado. O que não a torna menos inteligente, tanto que a mesma conseguiu colocar todos os seus filhos em posições de destaque, no governo do pai.

Demais esposas

Não se sabe exatamente a data da morte de Isis-Nefert, porém depois dela, o faraó dividiu a posição de grande esposa real entre várias outras mulheres, já que ele tinha outras cinco rainhas. Entre elas estavam a princesa Hitita Maathornefrura e Lady Nebettauy. Além delas, também duas de suas filhas. Isso mesmo, no antigo Egito, o incesto era aceito e o faraó teve filhos com duas de suas filhas. Meritamón fruto do seu relacionamento com Nefertari e Bintanat, filha de Isis-Nefert. Eventualmente, as duas acabaram substituindo as suas mães.

Naquela época, não era comum manter tanta informação sobre os filhos e mulheres de um faraó. Contudo, no caso de Ramsés, isso era diferente. Até hoje, o legado de Ramsés continua sendo emblemático mas, de fato, existem até listas de suas concubinas, esposas e filhos.

E você, já tinha ouvido falar sobre o faraó Ramsés II? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos.

Próxima Matéria
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+