• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Relembre quando Bill Gates previu que a próxima pandemia mundial mataria 30 milhões de pessoas

POR Cristyele Oliveira    EM Ciência e Tecnologia      30/01/20 às 17h07

Estamos vivendo tempos bastante assustadores. Depois dos ataques americanos em bases do Irã, a possibilidade de uma Terceira Guerra Mundial foi discutida por autoridades. Mas isso nem era o pior que estava por vir. A recente pandemia de coronavírus tem causado mais terror no mundo inteiro. Enquanto a pandemia vem se espalhando pelo mundo inteiro, com casos suspeitos até no Brasil, o empresário magnata Bill Gates já havia alertado que algo assim poderia acontecer.

O dono da gigante de tecnologia Microsoft, "previu" que uma epidemia, de um super vírus na China, poderia matar cerca de 33 milhões de pessoas, em todo o mundo. E isso seria apenas nos primeiros seis meses após a descoberta da doença. Tendo em vista a atual situação, se continuar dessa forma, pode ser mesmo que o empresário esteja certo.

Ele alertou sobre essa possibilidade no ano retrasado, ou seja, em 2018, durante uma conferência. Na ocasião, Gates disse que o mundo corria o risco de super patógenos se espalharem, rapidamente, por todo o planeta. Ele disse ainda que todos nós deveríamos nos preparar, para lidar com essa situação, como normalmente faríamos no caso de uma possível guerra.

O alerta

A preocupação surgiu durante uma conferência organizada pela Sociedade Médica de Massachusetts. Na época, Bill Gates se disse bastante otimista. Mas que havia uma área em que o mundo não estava "fazendo muito progresso".

"E isso é preparação para uma pandemia. No caso de ameaças biológicas, falta esse senso de urgência. O mundo precisa se preparar para as pandemias da mesma maneira séria que se prepara para a guerra", disse ele, durante o evento.

Ainda na conferência, o filantropo bilionária, apresentou um grande estudo, realizado pelo Institute for Disease Modeling (Instituto de Modelagem de Doenças). A pesquisa em questão mostrava a rapidez com que uma nova doença poderia se espalhar pelo planeta.

Ele apresentou até um vídeo de lapso de tempo, explicando como um possível surto na China poderia se espalhar por todos os continentes. Ele ainda destaca que um surto como esse, poderia matar cerca de 33 milhões de pessoas, apenas nos primeiros meses da pandemia.

Previsão acertada?

Agora, algum tempos depois da conferência, estamos vivenciado algo bastante similar ao que foi alertado por Gates. O coronavírus emergiu de uma cidade chinesa e tem se mostrado tão mortal quanto real.

O vírus tem se espalhado em uma escala global incansável. E o número de países com casos da doença tem dobrando quase que do dia para a noite. O vírus já se espalhou por todos os continentes do planeta.

Somente na China, já foram mais de 800 casos confirmados pelas autoridades. Ao mesmo tempo que outros países como Vietnã, Cingapura, Arábia Saudita e Hong Kong também já confirmaram casos da doença. Assim como Estados Unidos, Japão, Coreia do Sul, Taiwan e Tailândia. Até agora, o Brasil só teve suspeitas da doença, nenhuma foi confirmada como coronavírus.

Pesquisas iniciais sugeriram que o vírus possivelmente foi transmitido a humanos por meios de cobras vindas do mercado de frutos do mar de Wuhan, na China. E especialistas já alertaram que a doença pode ser tão mortal quanto a gripe espanhola. Essa que matou quase 50 milhões de pessoas.

Próxima Matéria
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+