• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Revelado plano dos EUA de criar soldados 'humanos-máquina' com super visão

POR Erik Ely    EM Ciência e Tecnologia      12/12/19 às 12h31

Muitas vezes nos deparamos com notícias que mais parecem coisa de filme. Sejam elas experimentos que mesmo tínhamos ideia ou invenções que prometem revolucionar nosso estilo de vida, todos os dias aparecem mais e mais dessas notícias na internet. No entanto, um relatório militar dos Estados Unidos promete um plano de criar soldados 'humanos-máquina' com super-visão.

Pode parecer coisa de ficção científica. No entanto, podemos esperar de tudo um pouco do exército norte americano. Inclusive, construir super-soldados aprimorados para se tornarem parte humanos e parte robôs. E o mais surpreendente, tudo isso em um período de 30 anos.

Soldados do futuro

Por mais que essa notícia pareça coisa de ficção científica, o projeto promete ser implementado no campo de batalha até 2050. Em relatório, o projeto "human/machine fusion" havia sido colocado na gaveta há mais ou menos um mês atrás. E esse é o resultado de uma avaliação que tinha como objetivo "prever e avaliar as implicações de máquinas fisicamente integradas ao corpo humano", como foi dito por representantes do Departamento de Defesa.

Tudo isso, previa que o desempenho humano aumentasse e aprimorasse nos próximos 30 anos. Além disso, qualquer pessoa poderia ser fundida com o robô. No futuro, essa seria uma prática comum. Afinal, qualidades de um soldados também poderiam ser muito úteis fora do campo de guerra. E com isso, haveria aprimoramento em olhos e ouvidos, dando, aos soldados, uma visão e audição super sensíveis. Além de, é claro, força sobre-humana.

E as invenções não param por aí. Também é sugerido que o soldado do futuro teria uma dispositivo neural, que permitisse controlar armas com a mente. Com isso, esse "experimento mental" envolveu dezenas de cientistas, militares, especialistas em ética e outros especialistas em tecnologia. Mas, e se isso realmente não fosse uma realidade distante, já pensou? Qual seria o impacto de ciborgues na sociedade? E no caso de uma possível guerra?

Super-humanos vivendo em sociedade

No final das contas, o relatório serviu para identificar que as áreas citadas seriam as mais "fáceis", para a introdução de um organismo robótico. Por isso, foram citados aprimoramentos em olhos, ouvidos, força e mente. Sendo que esse último, foi o que mais deixou os pesquisadores empolgados com a descoberta. "Essa tecnologia é prevista para facilitar a capacidade de leitura e gravação entre humanos e máquinas. E também, entre os próprios humanos. Através de interações cerebrais", escreveram os pesquisadores.

O relatório também alertou que os soldados seriam recebidos com resistência pelo público norte americano. No entanto, para além do uso em combate, também foi previsto que a tecnologia poderia ser útil na área da saúde e em outros locais. Estimando que, a longo prazo, pudesse aliviar a reação pública. Entre esses e outros pontos, também foi previsto que a criação de super soldados levará a desequilíbrios, casos de injustiça nas estruturas legais, de segurança e éticas.

E essa também não é a primeira vez que o Departamento de Defesa dos Estados Unidos nos surpreende, com criações "malucas". Entre outras notícias, também há relatos de armas laser, que estão sendo testadas para incinerar drones, helicópteros, aviões e mísseis.

Próxima Matéria
Erik Ely
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+