• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Robôs íntimos poderiam nos matar?

POR Cristyele Oliveira    EM Curiosidades      30/08/19 às 18h20

Embora os robôs já tenham demonstrado de inúmeras formas as vantagens de os terem por perto, muita gente ainda tem um pouco de receio com a presença dessas máquinas. E é algo entendível, já que com a inteligência artificial esses robôs conseguem fazer muitas coisas realmente incríveis. E muitas vezes melhores do que nós mesmos. E já pensou, se por pequeno erro esses robôs se virem contra nós e se torne uma ameaça real? É claro que isso pode parecer muito roteiro de ficção científica, mas, nunca se sabe, vai que.

Nos casos de robôs íntimos, isso pode ser uma preocupação bem válida. Se você estiver planejando comprar uma boneca sexual, talvez vá mudar de ideia depois de ler isso. Novos relatórios divulgados pelo New York Post mostram que hackers poderiam facilmente invadir sistemas de robôs sexuais e os programar para matar. É claro que esse não é o objetivo principal de um robô sexual. Mas não se pode negar a possibilidade de ele ser usado para outros fins. Nesse caso, fins perigosos.

Os robôs

Em entrevista ao site Daily Star Online, o professor de segurança cibernética da Universidade de Deakin, Nick Patterson deixou claro que há sim, a possibilidade de invasão dessas máquinas. "Os hackers podem invadir um robô ou dispositivo robótico e assumir controle total das conexões. Assim com os braços, pernas e outras ferramentas conectadas, como em alguns casos facas ou dispositivos de solda", disse ele.

Todos nós estamos familiarizados com a possibilidade de hackers invadirem computadores e telefones. No entanto, um robô sexual ser invadido é uma novidade. Patterson complementa, "uma vez que um robô é invadido, o hacker tem controle total e pode dar instruções ao robô. Depois de hackeado, eles poderiam absolutamente ser usados ??para executar ações físicas em um cenário vantajoso ou causar danos".

Pode parecer algo muito bizarro e surreal, mas qualquer tipo de tecnologia que é conectada à internet, tem potencial para ser invadido por terceiros.

Segurança

Jason McNew é especialista em segurança cibernética. Ele inclusive já trabalho para a Agência de Comunicação da Casa Branca, e acrescentou que embora seja possível invadir esses robôs, isso não caracteriza realmente um risco de assassinato. Ele pontua que as limitações dessas bonecas provavelmente não causariam muitos danos, e dificilmente a morte de alguém.

"Um robô de 52 quilos, coberto de silicone não será capaz de fazer muito fisicamente", disse McNew. "Acesse o YouTube e procure por 'robôs bípedes'. E veja como eles são pesados e feios (e caros) se comparados com a tecnologia de hoje".

"A verdade é que tudo o que você precisa é de qualquer robô que interaja com um humano no local de trabalho ou em casa. Não precisa ser um robô sexual", acrescenta o analista de computadores Graham Cluey.

No mês passado, uma empresa de segurança cibernética chamada IOActive divulgou um relatório onde mostra as falhas de segurança de robôs domésticos e as possibilidades de serem invadidos. Além disso, o relatório deles ainda mostrou que áudio e vídeo poderiam ser gravados pelos robôs invadidos e transmitidos para um servido externo. Ou seja, esse tipo de máquina ainda coloca a privacidade dos usuários em risco.

E você, teria algum tipo de robô na sua casa? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos.

Próxima Matéria
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+