icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


Rochas interestelares podem estar espalhando vida pelo universo

POR Leticia Rocha    EM Ciência e Tecnologia      16/10/18 às 17h07
capa do post Rochas interestelares podem estar espalhando vida pelo universo

Diversos eventos acontecem em nossa galáxia a ao seu redor a todo momento. Inúmeros eventos que ocorreram há milhares, talvez bilhares de anos atrás, só são possíveis de serem descobertos anos mais tarde. É por esse motivo que sempre há algo novo a respeito do universo, descobertas são feitas diariamente e frequentemente.

Uma delas é que nossa galáxia recebeu, em 2017, um grande objeto que, de início, não se sabia exatamente do que se tratava. Mas logo depois, estudos permitiram saber que o pedaço de rocha e gelo veio de outro sistema solar, sendo então um objeto interstelar. A rocha do tamanho de um campo de futebol americano foi nomeada como Oumuamua, que significa mensageiro que vem de longe.

Conheça mais sobre Oumuamua e sobre a teoria de que ela estaria espalhando formas de vida pelo universo.

Objetos interestelares

Um objeto interestelar é um corpo que não faz parte de nosso sistema solar. Veio de outro local do vasto universo, não se sabe ao certo de onde. Oumuamua é o primeiro objeto do tipo avistado na Via Láctea, essa classificação, inclusive, foi criada para ela.

O objeto orbita no nosso sistema solar a 315 mil quilômetros por hora e foi isso que impediu que ele fosse puxado pelo sol. Sua passagem foi bem rápida, mas foi detectada por um telescópio de ponta. Os cientistas acreditam que Oumuamua não veio de um sistema solar em específico. Ao invés disso, eles acreditam que ele vaga pelo universo há milhares e milhares de anos. Nós só não sabíamos de sua existência antes porque não havia equipamentos que podiam detectar a presença deles.

Espalhando vida pelo universo

Existe uma teoria chamada de Panspermia que acredita que a vida existe, não só na Terra, mas em todo o universo. Essas formas de vida seriam espalhadas por meio de meteoros, asteroides e, agora, pelos objetos interestelares.

Alguns astrônomos chegaram a especular que a vida na Terra havia sido fruto de algum micróbio. Este que por sua vez, teria chegado a nossa galáxia por meio de algum objeto que tenha passado por aqui. Com a passagem do objeto pela via Láctea, eles ficaram entusiasmados e otimistas com a chance de confirmarem a teoria.


Próxima Matéria
avatar Leticia Rocha
Leticia Rocha
Jornalista e aprendiz de Dani Noce. No insta é ticia_rochaa
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest