icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Rover Curiosity enviou foto da Terra e de Vênus como nunca foram vistos antes

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      17/06/20 às 19h11
capa do post Rover Curiosity enviou foto da Terra e de Vênus como nunca foram vistos antes

Desde que o homem foi à lua, as expedições e explorações do espaço sempre pairaram a humanidade. Os humanos sonham em ir para Marte, praticamente desde quando o planeta foi descoberto. Mesmo com todas as expedições, ainda se sabe muito pouco sobre Marte. Ele é o segundo menor planeta do sistema solar, tendo apenas 10% da massa da Terra. O planeta também tem a montanha mais alta conhecida de todo o sistema solar.

O rover Curiosity, da NASA, tem explorado Marte desde 2012. Ele foi feito para explorar a cratera Gale no Planeta Vermelho. E seu objetivo era investigar o clima e a geologia marciana. Também avaliar se o lugar já tinha, em algum momento, tido condições favoráveis à vida microbiana. Além também de ver a influência da água no local.

Em teoria, a missão dele duraria dois anos, mas ela já dura quase oito anos. No dia cinco de agosto, de 2019, a NASA comemorou o sétimo aniversário da aterrissagem do rover em Marte. Enfrentando várias tempestades, ficando coberto de poeira, tendo um curto-circuito e passando por várias dificuldades, o rover ainda aguenta e está rodando pelo planeta vermelho. Ainda bem que a missão do rover não foi parada depois dos dois anos. Porque ele ainda está fazendo descobertas incríveis.

Imagem

E independente do planeta em que se está, sempre é bom olhar para o céu e ver o que consegue enxergar. Há pouco mais de uma semana, o Curiosity apontou sua câmera para o céu aproximadamente uma hora depois do pôr do sol no planeta vermelho. Ele conseguiu capturar duas imagens. Uma mostrando a Terra e outra mostrando Vênus.

Aqui na Terra, a equipe conseguiu juntar os dois registros feitos pelo Curiosity para fazer um panorama. O resultado fez com que todos se lembrassem que o rover está muito longe de nós.

Como é possível ver na imagem, os dois planetas são pouco visíveis. Eles são somente pequenas manchas de luz em um céu bem iluminado. Mas essa não é a vista o tempo todo.

"Mesmo estrelas moderadamente brilhantes não eram visíveis quando essa imagem de Vênus foi tirada", disse Mark Lemmon, co-investigador da Mastcam, do Instituto de Ciências Espaciais de Boulder, Colorado.

Em Marte nessa época do ano existe uma quantidade considerável de poeira na atmosfera do planeta. Essa poeira reflete a luz do sol e faz com que o céu fique brilhante. Isso significa que as estrelas ficam muito mais difíceis de serem vistas.

Outra imagem

Em 2014, a câmera do rover tirou outra foto da Terra. Nessa imagem o céu estava bem mais escuro e também era possível ver a lua. De qualquer maneira, a poeira entra e sai de Marte. E logo ela sairá e o céu voltará a um nível de poeira melhor para que a observação das estrelas seja feita.

Mas enquanto isso, o rover Curiosity estará explorando o Monte Sharp de Marte, que é onde ele está desde 2014.

Na parte de baixo da foto é possível ver o Tower Butte. Ele é uma colina pequena que o Curiosity percorreu no final do mês passado.


Próxima Matéria
Via   Science alert  
Imagens Science alert
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest