• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Sábado olhe para o céu e contemple a 'Lua de Neve'

POR Erik Ely    EM Ciência e Tecnologia      08/02/20 às 21h47

No ano de 2020, os observadores do céu poderão ter muito beleza para ver. Isso porque estão previstos vários fenômenos naturais, como lua cheia, superluas e uma lua azul. Dessa forma, neste sábado, você poderá olhar para o céu e contemplar uma 'Lua de Neve'.

Essa lua recebeu este nome por conta dos períodos de nevasca ocorridos em algumas partes do mundo nesta época do ano. Com isso, essa será a melhor ocasião para observar o fenômeno, que acontece durante a noite.

Um ano repleto de fenômenos a serem observados

Com treze luas cheias, duas superluas e uma lua azul, ainda há muito para se observar no nosso céu. Dessa forma, se você perdeu o Eclipse Lunar do Lobo no mês passado, não se preocupe, ainda dá tempo de ver a Lua de Neve totalmente cheia e iluminando o céu noturno, neste fim de semana.

Afinal, por que ela é chamada de Lua de Neve? Se você pensou em "neve", a resposta está certa. Nos tempos antigos, era comum acompanhar as mudanças de estação no mês luar, ao invés do ano solar, no qual o nosso atual calendário se baseia. De acordo com o site Time and Date, tribos nativas americanas e pessoas de toda a Europa costumavam nomear as luas, com base nos atributos que associavam às estações do ano no Hemisfério Norte.

Assim, a lua cheia de fevereiro é chamada de Lua de Neve, por conta da forte nevasca que normalmente ocorre ao longo do mês. Além disso, ela também foi chamada de Lua da Fome. Isso porque o clima de inverno criava condições difíceis de caça e escassas fontes de alimento. Em outros lugares, ela também foi chamada de "ombro a ombro em torno da lua de fogo", pelo povo Wishram do oroeste do Pacífico. E também de "Nenhuma neve na lua das trilhas", pelo povo Zuni, do sudoeste americano. Contudo, para o povo Cherokee, também do sudoeste, ela ficou conhecida como "Lua dos Ossos". Dessa forma, ela ficou conhecida assim porque, novamente, havia tão pouca comida que as pessoas roíam os ossos e comiam sopa de medula óssea.

Essa é a melhor data para observar o céu noturno

De todo modo, o melhor período para observar a Lua de Neve será nessa noite de sábado, oito de fevereiro. Nesse dia, ela atingirá seu ponto mais alto no céu, depois de meia-noite. Portanto, de acordo com o site  Farmer"s Almanac (Almanaque do Fazendeiro), ela nascerá no leste, atingindo seu ponto máximo no céu por volta da meia-noite. E depois disso, às 02:34 deste domingo, atingirá seu pico máximo.

Para observar a Lua de Neve, não é necessário nenhum equipamento. Porém, em caso de uso de binóculo ou luneta, é preciso fazer um intervalo durante a observação. Isso porque o brilho mais intenso da Lua pode incomodar a visão. Contudo, embora essa não seja a maior lua do ano, de acordo com o EarthSky , a Lua de Neve será a quarta maior e mais brilhante lua de 2020. Por isso, já vá se preparando para o evento de hoje a noite. Envolva-se em seu cobertor mais aconchegante e olhe para o céu noturno neste final de semana!

Próxima Matéria
Erik Ely
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+