icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Sabia que existe uma cor que ajuda a eliminar o estresse? Saiba como

POR Isabela Ferreira    EM Curiosidades      26/02/18 às 19h34
capa do post Sabia que existe uma cor que ajuda a eliminar o estresse? Saiba como

Vivemos em um mundo onde as pessoas estão cada vez mais estressadas. O acúmulo de atividades talvez tenha muito a ver com isso. É normal que muita gente trabalhe, estude e ainda precise dedicar boa parte do seu tempo para outras atividades, afinal... Não dá pra ficar parado, não é mesmo? E tudo isso no mesmo dia! Os finais de semana, que poderiam servir para descanso, acabam se transformando em um tempo para colocar a vida no lugar. Tudo isso faz com que o estresse fique à flor da pele.

E quando isso acontece, como você costuma agir? Se entrega de uma vez, ou tenta buscar por algum meio para relaxar? Existem aqueles que se apoiam na yoga, outros praticam meditação, dentre tantas outras técnicas que podem ser utilizadas como forma de eliminar, ou pelo menos aliviar o estresse. Mas será que você sabia que também existe uma cor que pode te ajudar nesse processo?

Cor ajuda a eliminar o estresse

De acordo com estudos conduzidos por cientistas da Universidade de Granada, na Espanha, a cor azul é capaz de nos proporcionar uma condição de intenso relaxamento após um quadro de estresse psicossocial agudo. Trata-se de uma situação intensa mas de curto prazo, em relações sociais ou interpessoais. Por exemplo, quando você enfrenta uma briga feia com seu melhor amigo, ou ainda quando é pressionado para terminar determinada atividade o mais rápido possível.

Com a pesquisa, os cientistas mostram que esse tipo de estresse é capaz de produzir em nós algumas respostas fisiológicas, que podem inclusive, ser medidas por sinais biológicos. É uma situação muito mais comum do que imaginamos e que infelizmente, pode afetar negativamente nossa qualidade de vida.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores contaram com a ajuda de 12 voluntários. Todos foram inicialmente submetidos a uma ocasião de estresse. Mas em seguida, passaram por uma sessão de relaxamento que contava com uma sala multissetorial.

Na sala, os participantes foram divididas em dois grupos. Um deles permaneceu deitado sem nenhum outro tipo de estímulo a não ser uma leve luz azul. Enquanto isso, o outro grupo passava pelo mesmo processo, mas com uma luz branca. Enquanto isso, os pesquisadores monitoravam a frequência cardíaca e também mediam a atividade cerebral de cada um.

Por fim, os resultados mostraram que a luz azul, em contraste com a branca, acaba deixando uma pessoa relaxada de forma mais rápida. É algo que a psicologia das cores explica muito bem. Mas como usar a cor para tal finalidade?

Bem, existem diversas formas de fazer isso. Você pode, por exemplo, adotar uma leve iluminação azul em seu quarto. Também pode apostar em objetos de decoração ou roupas neste tom. No mais, olhar para o azul do céu ainda pode ser o maior fator relaxante do qual temos conhecimento... Se você não possui essa prática, fica a dica!

E então pessoal, o que acharam? Compartilhem suas ideias com a gente aí pelos comentários!


Próxima Matéria
Via   Vix     Canal UGR  
Imagens Diálogo Pexels
avatar Isabela Ferreira
Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest