• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Saiba como deletar 99% do seus rastros na internet

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      01/11/19 às 14h35

internet é um lugar vasto, onde podemos fazer quase tudo e acessar os mais diversos conteúdos rapidamente. Tornou-se um lugar para encontrar debates políticos, informações científicas, buscar conteúdo de entretenimento e, é claro, se divertir.

Todos nós, ou a maioria, faz uso diário da internet. Pagamos contas, nos informamos, guardamos fotos, conhecemos pessoas, fazemos compras e mais um monte de facilidades que ela nos deixa fazer.

Mas à medida que fazemos tudo isso sempre damos informações a sites para que eles consigam traçar um perfil sobre nós. Nem sempre queremos que essas informações sejam compartilhadas. Ou então, às vezes queremos apagá-las para que ninguém que use o mesmo computador que você veja coisas que você viu.

Se você é uma dessas pessoas que não gosta de deixar rastros e quer apagar todos os seus vestígios online saiba que não é o único. Uma thread, que é uma sequência de posts no Twitter, explicou direitinho como fazer para que seus rastros sejam apagados. Mostramos o passo a passo aqui.

Passo 1

 

Primeiro, você vai analisar todos os e-mails que você já teve e consegue se lembrar nos últimos 10 anos. Você vai precisar recuperá-los se perdeu o acesso a eles. Isso porque eles podem te dar o acesso a sites que você se inscreveu para usá-los.

Passo 2

Agora, é hora de excluir as contas de serviços esquecidos. Procure em todos os e-mails frases como "inscreva-se" ou "bem vindo". Recupere essas contas e faça o login em cada uma delas que você recebeu o e-mail de bem vindo.

Passo 2b

 

Depois do passo à cima feito você tem que procura onde exclui as contas. Se não estiver muito claro nas páginas procure no Google "excluir conta + o nome do serviço".

Se não encontrar no Google procure um e-mail de suporte do serviço.

Passo 2c

No caso de alguns serviços você terá que apagar todo o conteúdo e mensagens que mandou antes de excluir sua conta. Isso porque a conta pode ser arquivada e um hacker consiga acessar essas informações.

Passo 3

Essa é a hora de verificar se suas informações foram comprometidas. Nessa parte você tem que ter uma lista com todos seus nomes de usuário e todos os serviços que já usou, desde streaming até e-mails.

Você precisa usar uma coisa chamada pesquisas booleanas para usar de forma certa o Google e para saber onde estão essas informações.

Passo 3b

Você precisa procurar no Google o nome da sua conta. E às vezes o nome da conta e a senha.

Passo 3c

 

Você pode ver também a possibilidade de colar links ou dados subterrâneos que são acessíveis ao público ou que possivelmente podem vazar informações privadas.

Feito isso, anote e veja quais informações foram comprometidas.

Passo 3d

Alguns vazamentos desses dados são ainda mais particulares. Mas para vê-los você pode usar esse site. https://haveibeenpwned.com

Com isso você verá se foi comprometido e conseguirá alterar suas informações.

Passo 4

É hora de se remover do Google. Mesmo que você tenha excluído seu Facebook, se você pesquisar seu nome e endereço aparecerão informações e links em cache sobre você.

E a solução para isso se chama Google Console.

Passo 4b

O link para usá-lo é 

Nele você pode solicitar que eles excluam ou atualizem seu mecanismo de pesquisa. Normalmente isso demora meses se você der os links para cada um deles.

Passo 5

Nesse passo você protegerá a sua conta do rastreamento do Google. Você tem que impedir que o Google consiga acessar legalmente qualquer um dos seus dados.

E aqui você pode ver cada um dos serviços do Google.

https://myaccount.google.com/intro/activitycontrols

Passo 5b

Quando você for usar qualquer outro serviço você tem que reduzir as configurações de privacidade para absoluto.

Se você quiser o Facebook é preciso ter certeza de fazê-lo totalmente privado para que as pessoas não consigam ver suas fotos particulares.

Passo 6

Exclua seus e-mails antigos. Depois que você ver seu e-mails antigos os delete. Exclua todos os que você não precisa mais acessar. Não apague aqueles que você possa precisar no futuro.

Passo 7

Para proteger suas contas você tem que alterar suas senhas regularmente. De seis em seis meses. Isso porque hackers tem acesso a novos bancos de dados diariamente. E eles usam essas informações para atacar no futuro.

Passo 7b

Não use senhas parecidas. Quando o ataque é pessoal os hackers são bastante inteligentes. Eles combinarão suas senhas antigas com seu endereço ou data de nascimento para encontrar as senhas.

Passo 8

Você também tem que proteger sua conexão com de internet. Para isso use um VPN quando navegar. Não use a VPN quando fizer serviços bancários ou qualquer coisa confidencial.

Passo 8b

Você também tem que garantir que a VPN tenha uma auditoria pública para garantir que não possua LOGS. Isso quer dizer que ele não tem um registro para o qual você usou a conexão com a internet.

Passo 9

Você tem que usar as contas provisórias em serviços instrutivos, como, por exemplo o Google, usando nomes e informações falsos. Você tem que fazer isso para evitar a extração de seus dados e informações.

Passo 10

Exclua regularmente seu conteúdo da internet. Esses dados podem ser usados contra você, para encontrar informações pessoais. Os hackers podem os encontrar e usá-los contra você.

Próxima Matéria
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+