icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


Saiba de uma vez por todas o que é aquela pontada na barriga quando fazemos exercícios

POR Jesus Galvão EM Ciência e Tecnologia 18/06/18 às 14h50

capa do post Saiba de uma vez por todas o que é aquela pontada na barriga quando fazemos exercícios

Quantas vezes temos que parar os exercícios ou a prática de uma atividade física devido às dores na lateral da barriga. E, elas só passam após você diminuir o ritmo e dar uma pausa para o descanso. De acordo com a Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos, trata-se da "dor abdominal transitória relacionada ao exercício".

Em 2015, uma pesquisa realizada pela Universidade de Newcastle em parceria com a Universidade de Avondale, na Austrália, concluiu que cerca de 70% das pessoas que utilizaram a corrida como forma de exercício sentiram a dor. Aparentemente, ela é mais comum do que se imagina.

Praticantes de atividades aeróbicas, como ciclistas e nadadores, também relataram ter sentido a dor. No entanto, a ciência ainda não chegou a uma conclusão sobre a verdadeira causa da mazela e diversas são as hipóteses para explicá-la.

A causa das dores

Quando fazemos exercícios, o diafragma, músculo entre o peito e o abdômen, se estende mais do que o normal e, com o impacto ocasionado pela corrida, por exemplo, o órgão sofre certos espasmos e a incômoda dor pode surgir. Outra perspectiva para o que engatilha a dor, seria de que a dor surge devido a movimentação dos órgãos internos. Tensionando os ligamentos que os unem.

Uma membrana de camada dupla que cobre a parede abdominal, chamada peritônio, pode ser o responsável por exercer a pressão nos órgãos. Entre essas membranas há um líquido para evitar o atrito entre os órgão. Quando alguém come muito, por exemplo, o estômago pode pressionar a parte interior da membrana provocando pontadas. A prática da atividade físicas reduz a quantidade de líquido nessa membrana, devido a transpiração e a consequente desidratação.

Para se evitar a dor, caso ela apareça, o ideal é interromper a atividade física e esperar para que ela passe. Não praticar exercícios imediatamente após as refeições também irá ajudar. A hidratação do seu organismo é de suma importância na hora de realizar as atividades. E um bom aquecimento antes de iniciar as atividades pode evitar que as pontadas aconteçam.

Fortalecer os músculos oblíquos, abdominais e lombares também podem ajudar a evitar as dores. Ao iniciar uma atividade física o ritmo dos exercícios devem ser progressivos e a respiração deve ser lenta e profunda.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.


Próxima Matéria
Via   BBC  
avatar Jesus Galvão
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest