icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Saiba o que é cansaço emocional e como cuidar disso

POR Diogo Quiareli EM Curiosidades 02/03/20 às 16h34

capa do post Saiba o que é cansaço emocional e como cuidar disso

Todos nós nos sentimos cansados em alguns dias. Esse sentimento costuma nos assombrar, geralmente, no final de um dia de trabalho, após passar, pelo menos, um terço do dia exercendo alguma função. Há ainda os dias mais intensos, onde nos sentimos completamente sem energia, com a cabeça irritada e sem forças para fazer qualquer coisa que gostamos. Se isso é comum em sua vida, você pode estar enfrentando uma condição mais perigosa do que acha. Isto pode ser o cansaço emocional. Poucas pessoas sabem do que se trata esse mal e, mais do que isso, desconhecem as formas de lidar com isso.

A condição de fadiga pode ser tão intensa que vem acompanhada de dores físicas. Além disso, até as coisas que gostamos de fazer parecem ser impossíveis de serem completadas. O cansaço emocional, que muitos não sabem do que se trata, é um reflexo de um desgaste provocado por nossas obrigações mais frustrações. A boa notícia é que existe uma solução para isso e foi pensando no assunto que resolvemos trazer essa matéria. Saiba o que é o cansaço emocional e como podemos cuidar disso.

Sintomas do cansaço emocional

Acredite, são vários os sintomas. A pessoa, que passa por isso, sente-se extremamente cansada quase o tempo todo e esse não some nem mesmo com o sono. Uma boa noite de sono parece não ser o suficiente. No tempo em que passam acordadas, apresentam dificuldades de concentração e a memória torna-se fraca. Em casos mais intensos, quem sofre com cansaço emocional vive com insônia ou o oposto, sono excessivo. Varia de caso para caso. Há aqueles que ainda ficam irritados com facilidade, têm ansiedade e instabilidade emocional.

Até mesmo as atividades que mais gostam de fazer e sentem prazer, param de atrair tanto. Outros sintomas são: tristeza e angústia, queda de imunidade, podendo resultar em problemas físicos, irritação no estômago e redução do desejo sexual. Há várias causas que podem resultar nesse cansaço emocional. Confira conosco.

Causas do cansaço emocional

Esse tipo de cansaço é provocado pela combinação de vários fatos. O desequilíbrio emocional é um deles. Isso é quando suas emoções estão desequilibrando seus pensamentos e suas decisões. Além disso, a mudança de humor é muito frequente nessas pessoas. Ela pode resultar em crises inesperadas e desproporcionais. Da mesma forma, as pessoas podem ter dificuldades para lidar com as mágoas e se afogam nas próprias frustrações.

A pressão psicológica, seja na vida pessoal ou profissional, é um dos motivos para isso. Se a pessoa sofre muita pressão e cobrança, tende a passar por isso. Pode ser culpa da ação de outras pessoas ou até mesma da própria dificuldade individual de lidar com erros e com a imperfeição de suas tarefas. Não menos intenso, o excesso de responsabilidade pode resultar em cansaço emocional. A sobrecarga, seja na vida profissional ou pessoal, pode causar esse mal.

Como prevenir o cansaço emocional

Há métodos simples de lidar com isso. O mais recomendado por especialistas é tentar manter uma boa noite de sono. Dormir pelo menos seis horas por dia, mas não ultrapassar nove horas de sono. A hidratação também é muito importante, ou seja, beba muita água no decorrer do dia. Nossa alimentação é uma das responsáveis por tudo que acontece em nosso corpo, seja no físico ou no psicológico. Mantenha uma dieta equilibrada e saudável, com muitas frutas, legumes e verduras.

Especialistas recomendam, às pessoas, uma rotina com atividades físicas. Faça algo que relaxe e instigue a liberação de bons hormônios. Como sabemos, o álcool e a nicotina podem intensificar o cansaço físico. Isso não é diferente com o emocional. Sendo assim, evite ao máximo produtos com teor alcoólico. Se essas coisas não resolverem, busque ajuda profissional em psicoterapia.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Vale sempre lembrar que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.


Próxima Matéria
avatar Diogo Quiareli
Diogo Quiareli
Geminiano, 26 anos, goiano. Amante de música pop, fã de Katy e Luan.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest