icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Saiba o que é compulsão alimentar e veja se você sofre disso

POR Diogo Quiareli EM Curiosidades 17/03/20 às 15h47

capa do post Saiba o que é compulsão alimentar e veja se você sofre disso

Comer está entre as melhores coisas do mundo, não é mesmo? Sentimos prazer quando estamos nos deliciando com alguma comida que gostamos muito. No entanto, essa sensação é mais intensa, em algumas pessoas que comem de forma compulsiva. Embora não exista a sensação de fome, continuam comendo sem parar, pois a vontade permanece. Diante disso, podemos compreender a situação como uma simples gula, não é mesmo? Por esse motivo, até criticamos as pessoas que agem dessa forma. Porém, esse é um dos sinais mais comuns do que chamamos de compulsão alimentar. No entanto, esse não é o único sinal desse mal, que assombra muitas pessoas.

De acordo com profissionais, como a endocrinologista Maria Tereza Zanella, professora titular de Endocrinologista na Universidade Federal de São Paulo, existem outros sintomas. Esses são os que caracterizam o quadro e que podem facilitar a identificação desse distúrbio alimentar. Pensando um pouco mais sobre a compulsão alimentar, resolvemos trazer essa matéria para você, caro leitor da Fatos Desconhecidos. Confira conosco o que é, de fato isso, e se você sofre desse mal. Aproveite para compartilhar com seus amigos.

O que é compulsão alimentar

Segundo a profissional Maria Tereza, a compulsão alimentar acontece no momento em que uma pessoa ingere uma grande quantidade de alimentos, em pouco tempo. Isso é algo que muitos costumam fazer, mas não de forma exagerada. "Durante um curto período, os pacientes sentem que não têm controle sobre a alimentação". Eles sentem que não conseguem parar de comer ou controlar a quantidade de alimentos ou o que estão comendo", disse ela.

Essa perda de controle é ainda somada ao sentimento de culpa. Segundo a endocrinologista, essa é uma característica essencial da compulsão. No entanto, além do episódio esporádico, é ainda possível que a pessoa apresente o transtorno da compulsão alimentar. Esse é um quadro que atinge principalmente as pessoas obesas, embora também possa estar presente na vida de uma pessoa de peso normal.

Sinais da compulsão alimentar

Para que você saiba que sofre de compulsão alimentar, é necessário notar pelo menos três sintomas. Esses devem aparecer pelo menos uma vez por semana durante um período de no mínimo três meses. Isso porque, muitas vezes, pode apenas ser gula ou um desejo não tão sério. Os principais sintomas são: ingerir uma grande quantidade de comida. Isso acontece até mesmo quando a pessoa não estão com um pingo de fome. É apenas a necessidade de estar sempre comendo.

Comer muito em um período de apenas duas horas, com uma sensação de falta total de controle sobre a alimentação também é algo a se notar. Comer mais rápido do que o normal também é algo que pode indicar compulsão alimentar. Comer até sentir-se desconfortavelmente cheio ou comer sozinho por se sentir constrangido ou culpado depois, também são sintomas. A profissional afirmou que esse distúrbio é acompanhado do sentimento de desconforto físico, angústia, vergonha e culpa após a ingestão de alimentos.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comente então pra gente aí embaixo, pois o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.


Próxima Matéria
Via   Vix  
Imagens Universal
avatar Diogo Quiareli
Diogo Quiareli
Geminiano, 26 anos, goiano. Amante de música pop, fã de Katy e Luan.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest