icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Saiba o que está escrito no livro mais caro do mundo

POR Jesus Galvão EM Curiosidades 08/10/18 às 16h38

capa do post Saiba o que está escrito no livro mais caro do mundo

O Códex ou Códex Leicester é um manuscrito que reúne textos e desenhos criados por Leonardo DaVinci, entre 1508 e 1510. O documento possui 18 folhas em papel, dobradas ao meio e com inscrições em ambos os lados. Juntas são formadas 72 páginas com 360 ilustrações e desenhos.

O Leicéster Códex é todo escrito em italiano, língua mãe do artista. A obra escrita por DaVinci foi vendida e é considerada o livro mais caro do mundo. O documento apresenta um tipo de escrita muito usado pelo arquiteto, desenhista, engenheiro, cientista, inventor e pintor renascentista, o modo espelhado.

O Códex Leicester

Muitos temas são abordados no Códex Leicester, entre observações e teorias de DaVinci. O tema mais retratado é o movimento da água, e em especial, o fluxo dos rios e seus obstáculos, seguido de uma série de recomendações em caso de construções de pontes e para se evitar erosões.

A existência de fósseis marinhos nas montanhas, que antecipariam as teorias sobre o movimento das placas tectônicas, baseado na antiga crença de que as montanhas foram leitos marinhos e que gradualmente se elevaram e formaram as montanhas como as conhecemos, são explicadas no manuscrito.

Depois que DaVinci, o Códex não ficou sob posse de Francesco Melzi, como outras peças, mas foi parar nas mãos do escultor italiano Della Porta. Até que outro italiano, Giuseppe Ghezzi, o descobriu entre os pertences de Porta depois de sua morte, quase um século depois. Ghezzi então vendeu o exemplar a Thomas Coke, o Conde de Leicester.

O livro mais caro do mundo?

Os familiares de Coke mantiveram o manuscrito na família por mais de dois séculos e meio. Até que em 1980, em um leilão, o empresário estadunidense, Arman Hammer, arrematou o livro. Dessa forma, o Códex Leicester é também designado como Códex Hammer. Em 1994, Bill Gates arrematou o Códex em um leilão por cerca de 30,8 milhões de dólares.

Gates desejava que a obra de DaVinci fosse vista por todos e então transformou suas folhas em protetores de tela no Windows 95. Além de permitir que o documento original pudesse ser exibido em exposições mundo afora. A partir deste mês, uma exposição sobre Leonardo DaVinci, realizada na Galéria Uffizi, em Floresça, na Itália, recebera o exemplar para exibição.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.


Próxima Matéria
Via   Supercurioso  
avatar Jesus Galvão
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest