icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Saiba quais são os insetos mais ingeridos do mundo

POR Thamyris Fernandes EM Curiosidades 18/07/14 às 09h37

capa do post Saiba quais são os insetos mais ingeridos do mundo

Se você acha que essa onda de comer grilos, larvas e outras coisinha tidas como nojentas pela maioria de nós é apenas uma onda passageira, saiba que você pode estar completamente enganado. Isso porque usar insetos como alimento não é um costume de agora e não acontece apenas nos lugares com escassez de comida.

De acordo com a ONU, há restaurantes super chiques espalhados pelo mundo que focam na iguaria como carro-chefe e que cobram caro por uma porçãozinha de insetos. Aliás, 1.400 espécies desses bichinhos já entraram na berlinda e foram aderidos ao "cardápio" humano, sabia? Mas, quais desses seria o mais consumido?

Levantamentos feitos ao redor do mundo indicam que a preferência internacional é pelos crocantes besouros! Eles são consumidos sem a casquinha, claro, e são ainda super nutritivos - ricos em proteína, gorduras insaturadas, sais minerais e vitaminas -, assim como vários outros de seus companheiros insetos!

Apesar de haver essa preferência pelos besouros, existe um, especificamente, que é o mais pedido pelos fãs de comidas exóticas: o besouro-do-coqueiro ou Rhynchophorus palmarum (na foto acima). Ele, aliás, é super comum no Brasil, especialmente no Norte e no Nordeste, dentro dos coqueiros do coco babaçu. Conforme o costume do pessoal, ele pode ser uma delícia recém-tirado de sua casinha, com farinha de mandioca! Servidos?

Há ainda outros insetos por aqui que fazem parte do gosto popular. Confira a lista:

Larvas de Abelha - Apis mellifera

Quem já provou adora, especialmente porque esses bichinhos têm sabor de mel. Eles são fontes de proteínas e vitaminas A e D. Dizem que ficam um "primor' como acompanhamento de saladas de frutas.

Içá ou formiga saúva - Atta cephalotes

As fêmeas da formiga saúva são as mais procuradas, especialmente por causa da crocância. Elas costumam ser servidas puras, fritas ou com farinha. Contam por aí que esse era o prato preferido do escritor Monteiro Lobato.

Gafanhoto - Sphenarium purpurascens

Esses já são servidos cozidos, com sal, limão, pimenta ou na tortilha (viva o México!). Mas tem um modo todo especial de preparar esse prato: antes de mais nada, é preciso ter certeza de que os bichinhos estão há dois dias sem comer, para que liberem o conteúdo estomacal.

Bicho-da-seda - Bombyx mori

Essa é meio difícil de acreditar, mas na China e no Japão, os casulos desses bichos são ingeridos como biscoitos. Mas eles podem ser um pouco raros, uma vez que a espécie não é mais encontrada na natureza, somente em cativeiros.

Tenébrio - Tenebrio molitor

Esses são os insetos mais amados pelos chineses, pelo menos no prato! Dizem que esse pessoal adora o bichinhos em todas as suas fases. A vantagem é que eles são uma fonte muito rica de proteína.

Louva-a-deus - Mantis religiosa

Da Tailândia, eles são transformado em uma cremosa pasta, que fica - segundo contam - com sabor muito parecido ao patê de camarão.

E aí, você já provou algum desses?


Próxima Matéria
avatar Thamyris Fernandes
Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest