icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


Satélite da NASA detecta "quadrado" na superfície do Sol

POR Thamyris Fernandes EM Ciência e Tecnologia 29/05/14 às 19h15

capa do post Satélite da NASA detecta "quadrado" na superfície do Sol

Um vídeo recente, divulgado pela NASA, mostra um detalhe até então não percebido pelos cientistas na superfície da maior estrela do planeta. Um quadrado quase perfeito e enorme, em tom mais escuro, pôde ser visto na extremidade inferior do Sol.

Segundo os pesquisadores esse fato, no entanto, não representa qualquer risco à Terra nem aos outros planetas do sistema solar. Eles explicaram que as imagens - capturadas pela sonda não tripulada Solar Dynamics Observatory (SDO) entre os dias 5 e 7 de maio - mostram um buraco coronal, que nada mais é do que uma área na superfície do Sol na qual ventos solares de altíssima velocidade são lançados ao espaço.

Conforme o pessoal da NASA, apesar de inofensivo, o buraco na superfície do Sol é tão vasto que poderia reunir todos os planetas nesse espaço. Com relação à coloração mais sóbria que aparece nas imagens, os especialistas explicaram que a sequência foi feita com luz ultravioleta e o quadrado parece escuro devido à falta de materiais que emitem a luz nesse comprimento de onda.

Veja o vídeo do "quadrado" do sol:


Próxima Matéria
avatar Thamyris Fernandes
Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest