icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


Se o cão mais rápido competisse com o felino mais rápido do mundo, quem venceria?

POR Diogo Quiareli    EM Mundo Animal      14/02/20 às 14h56
capa do post Se o cão mais rápido competisse com o felino mais rápido do mundo, quem venceria?

O mundo animal é extremamente vasto e cheio de coisas surpreendentes. Algumas espécies caminham tão devagar, que dificilmente conseguem escapar de seus predadores. Elas contam apenas com suas forças para isso, pois no quesito velocidade, são totalmente falhas. Por outro lado, há animas capazes de ultrapassar uma motocicleta na corrida livre. Esses conseguem se mover tão rápido que é basicamente impossível uma presa sair de sua mira. Há ainda aqueles que alcançam uma velocidade absurda no ar. A lista de animais rápidos é bem longa e, diferente do que muitos acreditam, o cão não está em primeiro lugar.

No topo da lista, encontra-se o Falcão Peregrino. Esse é o animal mais rápido do planeta e costuma atingir sua velocidade máxima durante a caça. A fim de alcançar a presa, o falcão fecha suas asas e mergulha no ar, podendo chegar a 320 quilômetros por hora. Essa é quase a velocidade de um carro de Fórmula 1, que pode chegar a 370 quilômetros por hora. Não é apenas no céu que vemos super velocidade. O Agulhão-vela é o animal mais rápido da água, podendo chegar a 110 quilômetros por hora. Mas, e o cão? Ele é o mais rápido da Terra? Dizem que é o felino, mas colocando os dois mais rápidos de cada espécie, quem ganha? Confira conosco.

Cão e felino mais rápidos do mundo, quem venceria uma corrida?

Muitas pessoas já se perguntaram isso. Foi aí que Sam Hume e Simon Lewis, da BBC Earth, decidiram documentar a velocidade e a marcha praticadas pelo cão mais rápido do mundo, o galgo. Eles buscavam ver como o cão se compara à grande velocidade e marcha do felino mais rápido do mundo. Para quem não sabe, é o guepardo, que pode chegar a 115 quilômetros por hora. Após uma análise bastante precisa, eles decidiram medir a velocidade do cão. Os dois então diminuíram a velocidade da filmagem, para ver a cadência das passadas com detalhes.

Eles notaram que, tanto o cão, quanto o guepardo, possuem padrões de corrida muito semelhantes. A diferença entre os dois, no entanto, é que o canino não varia o comprimento e a frequência dos passos. Enquanto isso, o felino varia. Com efeito, o felino é mais rápido que o cão. Um estudo prévio de pesquisadores da Royal Ventura College, em Londres, descobriu que os galgos são muito bons em aumentar a frequência dos seus passos. Enquanto isso, os guepardos são realmente bons em lançar as patas mais a frente. Isso faz com que sua velocidade aumente de forma bastante significativa.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comente então pra gente aí embaixo. Aproveite para compartilhar com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento. Aproveite para fazer um tour pelas curiosidades do nosso site.


Próxima Matéria
Via   Mdig  
avatar Diogo Quiareli
Diogo Quiareli
Geminiano, 26 anos, goiano. Amante de música pop, fã de Katy e Luan.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest