• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Se pão e cerveja são feitos exatamente com os mesmo ingredientes, por que o pão não é alcoólico?

POR Mateus Graff    EM Curiosidades      05/09/17 às 14h45

Como todos vocês devem saber, todos os fermentos de pães possuem alguma quantidade de álcool. A produção do pão e da cerveja tem muitas similaridades. É preciso ter em mente que o álcool não é adicionado na cerveja, mas sim gerado de uma maneira completamente natural. Através de um processo bioquímico de fermentação a cerveja se torna uma bebida alcoólica. Mas se no pão também acontece a fermentação, por que diabos não ficamos bêbados quando comemos pão?

Vamos entender um pouco sobre esse processo. A fermentação é um processo que transforma o açúcar em álcool e gás carbônico. Fungos que são chamados de leveduras realizam esse processo. É como se fosse uma troca de favores entre os humanos e as leveduras, pois damos os alimentos(o açúcar), e elas transformam esses alimentos em álcool.

Existem vários tipos de pães, mas a maioria deles são feitos com o mesmo processo de fermentação alcoólica. Geralmente, o pão é feito com trigo, água e sal, fazendo aquela massa elástica. O famoso fermento biológico, que na verdade é uma levedura chamada Saccharomyces cerevisiae, faz o processo anaeróbico de transformação de uma substância para a outra (que é o que citamos de dar o alimento as leveduras e recebermos o álcool).

Quando isso ocorre, as enzimas invertase e zimase acabam quebrando o amido da farinha em gás carbônico (CO2) e álcool. Já que as bolhas de gás carbônico não conseguem sair pela superfície, elas fazem a massa do pão se expandir, deixando-a fofinha. Enquanto o pão está sendo assado, o CO2 e o álcool acabam evaporando, mas ainda deixam na massa do pão o sabor e o aroma.

O que acontece então, caros amigos, é que na hora que os pães vão para o forno, a maior parte do álcool da massa acaba evaporando, e isso é basicamente o mesmo que acontece com grande parte da água da massa. Sendo assim, o pão realmente não pode nos deixar bêbados porque o álcool evapora na hora de assar. Mas e aí, já sabiam como por que os pães não tinha álcool? Não esqueça de deixar o seu comentário!

Próxima Matéria
Via   Forbes     Mental Floss     Terra  
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+