icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Se todas as aranhas do planeta cooperassem, elas comeriam todos os humanos em apenas um ano

POR Erik Ely EM Curiosidades 26/04/20 às 19h47

capa do post Se todas as aranhas do planeta cooperassem, elas comeriam todos os humanos em apenas um ano

Você já parou para pensar que as aranhas podem ser uma grande ameaça à raça humana? Por menores e até inofensivas que elas possam parecer, esses insetos podem fazer um baita estrago. Com isso, fique atento. Recentemente, um estudo descobriu que, se todas as aranhas do planeta cooperassem, elas comeriam todos humanos em apenas um ano.

Caso as aranhas se unissem em prol de um bem maior, como, por exemplo, o fim da raça humana, nós não duraríamos 12 meses. Contudo, enquanto isso não acontece, podemos ficar tranquilos, já que as aranhas comem principalmente insetos. Assim, apenas em algumas espécies maiores, os animais podem também comer lagartos, pássaros e até pequenos mamíferos.

As aranhas podem comer todos nós e ainda ficarem com fome

Podemos afirmar que as aranhas estão em todos os lugares, até mesmo em sua casa. E, segundo uma pesquisa recente, feita na Carolina do Norte, foi descoberto que 68% dos banheiros e mais de 75% dos quartos possuem pelo menos uma aranha olhando para você. Contudo, muito das vezes, não vemos essas aranhas. Isso porque, elas preferem os cantos escuros e de difícil acesso.

Em sua pesquisa mais recente, publicada na revista Science of Nature, os pesquisadores Martin Nyffeler e Klaus Birkhofer encontraram um dado verdadeiramente chocante sobre as aranhas. Dentro do período de um ano, todas as aranhas do mundo consomem juntas um número entre 400 e 800 milhões de toneladas de comida. Para se ter uma ideia, isso é equivalente ao tanto de carne e peixe que todos os 7 bilhões de seres humanos comem a cada ano. Dessa forma, teoricamente, se todas as aranhas do planeta cooperassem, elas comeriam todos humanos em apenas um ano.

Mas, os números podem surpreender ainda mais. Se somarmos a biomassa de total de todos os seres humanos adultos da Terra, teremos cerca de 316,3 milhões de toneladas. Dessa forma, mesmo que somarmos mais 77 milhões de toneladas de todas as crianças do mundo, essa quantia ainda não é o suficiente para satisfazer todas as aranhas do mundo. Em outras palavras, as aranhas podem se alimentar de toda a raça humana e ainda ficarem com fome.

Todas as aranhas do mundo pesam o equivalem a 478 Titanics

Para chegar nesse número, Nyffler e Birkhofer fizeram muitas estimativas avançadas com base no que sabemos. Com isso, foram analisados quantas aranhas vivem em um metro quadrado de terra. Nesse caso, foram analisados os principais tipos de habitat da Terra. Em seguida, a quantidade média de alimentos consumidos por aranhas de diferentes tamanhos, ao longo do período de um ano.

Dessa forma, o estudo também encontrou outros números interessantes. Por exemplo, descobrimos que a densidade média de aranhas é de 131 aranhas por metro quadrado. Contudo, em alguns casos, essa aglomeração de aranhas pode chegar em até 1.000 aranhas por metro quadrado. Mas isso, apenas condições favoráveis. Além disso, se você reunisse todas as aranhas do planeta e as colocasse em uma balança, encontraríamos 25 milhões de toneladas. Para se ter uma ideia do tanto que isso é grande, o Titanic pesava cerca de 52.000 toneladas. Portanto, a massa de todas as aranhas da Terra hoje, em outras palavras, é equivalente a 478 Titanics.


Próxima Matéria
avatar Erik Ely
Erik Ely
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest