icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Se você apresenta alguns desses sinais você pode ter um desequilíbrio emocional

POR Natália Pereira EM Curiosidades 13/11/17 às 17h34

capa do post Se você apresenta alguns desses sinais você pode ter um desequilíbrio emocional

Apesar de não receber a devida importância, os problemas emocionais podem gerar, além das mudanças de humor que incluem episódios de choro e raiva, problemas no seu corpo. De acordo com uma pesquisa do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) algumas manifestações negativas sobre o corpo podem estar diretamente ligadas a mente.

A pesquisa mostrou também que 50% dos casos de depressão e transtorno bipolar apresentam algum dano corporal ou dores contínuas. Cerca de 45% das pessoas com ansiedade de qualquer tipo também apresentam esses incômodos e dores constantes. Esses tipos de problemas físicos, ocasionados por questões emocionais são mais comuns do que a maioria das pessoas imaginam e devem receber o tratamento adequado para que o problema não se prolongue.

Se você apresenta alguns dos sintomas abaixo, é bom procurar saber melhor sobre o assunto pois eles podem estar relacionados a questões emocionais.

1 - Acne

A aparição de um grande número de acnes, principalmente do tipo cística ou com predominância no maxilar inferior pode ser um alerta. Quando não se está mais no período de transição hormonal natural, ocasionado pela puberdade, nem sofre mudanças devido o uso de medicamentos, como o uso de anti-concepcionais, pode ser um indicativo de alterações hormonais decorrentes de um desequilíbrio emocional.

2 - Unhas quebradiças

Unhas lascadas, com dificuldade de crescimento ou quebradiças, mesmo sem a exposição frequente a produtos químicos, pode indicar ser um outro indicativo de que a saúde do seu corpo está sendo afetada pelas suas emoções e, por isso, merece uma atenção maior.

3 - Perda de cabelo

A quebra e queda do cabelo repentina ou a perda de sua resistência, gerando fios mais finos, podem representar problemas maiores. Sendo, a perda de cabelo um dos maiores indicativos de estresse, servindo como uma resposta do seu corpo ao desequilíbrio emocional.

4 - Pelos no rosto

Aumento ou surgimento de pelos no rosto, principalmente no lábio superior e sob o queixo, se estes não forem comuns e tiverem um começo repentino, podem indicar uma mudança não natural no desenvolvimento do corpo, ocasionada por mudanças de humor frequentes.

5 - Dor de cabeça contínua

Dor de cabeça não ocasional, que segue um padrões de tempo e período, mais classificada como dor de cabeça cíclica. Esses períodos contínuos que, com o passar do tempo, estabelecem um tempo mais específico de começo e fim, representam uma resposta ao comportamento emocional, como a ansiedade e o estresse.

6 - Ondas de calor

O calor e o suor gerado sem qualquer esforço físico, até mesmo em repouso, além de representar uma forte indisposição física, pode ser um sinal de mudança emocional excessiva. Palpitações, seguidas de suor e tontura, podem representar um estágio grave de ansiedade.

7 - Ressecamento íntimo

Área íntima ressecada, sem que haja outras condições envolvidas, como doenças ou problemas de ressecamento natural, também indicam mudanças emocionais. O problema pode começar repentinamente e sumir da mesma forma.

8 - Inchaço

Inflamação dos pés, mãos e, principalmente, abdômen, além de indicarem má circulação podem ocorrer devido a maior retenção de líquidos. Ambos podem se desenvolver com o tempo devido desequilíbrios externos, como o emocional.

9 - Fluxo menstrual intensificado

O aumento do fluxo menstrual, sem outro motivo aparente ou uso de medicamentos, deve ser tratado primeiramente com seu ginecologista. Caso esse não resolva, e o problema não esteja relacionado a nada físico, pode ser decorrente de mudanças frequentes no temperamento.

10 - Período menstrual irregular ou ausente

Mudanças no temperamento podem gerar atraso menstrual e, quando fora do comum, é preciso que se exclua alguns possíveis causadores. Quando excluída a gravides e mudanças decorrentes do uso de medicamentos, o atraso pode representar uma instabilidade emocional preocupante.

11 - Inflamação e sensibilidade nos seios

Sensibilidade e inflamação dos seios são comuns durante o período menstrual mas, quando ocorrem fora desse tempo, podem indicar problemas. Vários podem ser os causadores dessa sensibilidade, porem, quando não indicam problemas de saúde ginecológica são sinônimo de emocional abalado.

12 -  Suor noturno

Transpiração no período da noite, durante o sono, sem a influência do tempo ou das roupas, indicam instabilidade emocional. A transpiração é uma resposta frequente do corpo para os problemas gerados pelo humor alterado.

13 - Alteração no sono

Distúrbio de sono, como o excesso ou a falta dele. A insônia ou o aumento do cansaço são alguns dos indicadores da depressão, se ambos são frequentes, e se alternam durante períodos de tempo, deve-se procurar um especialista.

14 - Diminuição do libído

A redução do desejo sexual por um longo período, de forma repentina, indica que as coisas não vão bem emocionalmente. Passar por momentos difíceis e conturbados podem, além de alterar o humor, diminuir o libído.

Caso alguns dos sintomas ocorram de forma independente e repentina, sem outros possíveis causadores, deve-se procurar um especialista. Os problemas emocionais podem representar muito mais do que mudanças no humor, problemas de saúde são respostas frequentes do corpo para indicar o mal estar mental, causando danos maiores do que a maioria pode imaginar.

E aí, você indica alguns desses sintomas e acredita que eles podem mais uma causa de um desequilíbrio emocional? Divide com a gente!


Próxima Matéria
avatar Natália Pereira
Natália Pereira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest