• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Se você resolver esse enigma, você poderá ter todo o Bitcoin do mundo

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      12/07/19 às 17h26

Você teria coragem de investir em uma espécie diferente de dinheiro? Bom, é exatamente isso que muitas pessoas e empresas vêm fazendo atualmente. Certamente, você já ouviu falar sobre Bitcoins. Ele é uma espécie de criptomoeda descentralizada, que opera em um meio on-line. Apresentada ao mundo no ano de 2008, ela vem crescendo exponencialmente e hoje vale milhões de reais.

Para ter essa quantia de dinheiro na conta, várias pessoas teriam que trabalhar a vida toda sem gastar nada. E ainda assim, talvez não conseguiriam. Mas existe um famoso, problema chamado P versus NP, que pode mudar o futuro de qualquer um. Isso, se alguém conseguir provar ou desmentir sua equação. Neste caso, a pessoa poderia ficar um milhão de dólares mais rica. Ou talvez até bilhões.

Esse problema é bastante importante por causa de suas consequências para a computação. Ele é um dos sete Problemas do Prêmio Milênio, o que quer dizer que o Clay Mathematics Institute de Cambridge, em Massachusetts, dará um milhão de dólares para quem conseguir provar ou refutar a declaração.

Mas caso alguém consiga provar que P, na verdade, é igual a NP, a pessoa não precisaria do prêmio de um milhão de dólares. Como explicou o cientista da computação teórica, Scott Aaronson, isso abriria possibilidades interessantes.

"Se alguém provar P = NP, a primeira coisa que eles devem fazer é roubar US$ 200 bilhões em bitcoin. A segunda coisa que eles devem fazer é resolver todos os outros problemas do Millennium Prize", disse.

Problema

Para que alguém faça isso, a pessoa deve entender que os computadores são dispositivos que resolvem problemas, que são resumidos em um código legível pelo dispositivo de computação física, baseados nos princípios de Alan Turing. A resolução dos problemas é feita por etapas em um certo período de tempo. E conforme o problema vai aumentando, aumenta também o tempo necessário para resolvê-lo.

O "P" da equação se refere aos problemas que os computadores resolvem o tempo todo. Sejam eles uma coisa simples ou tarefas mais complexas. E conforme o problema cresce na sua complexidade, o tempo necessário aumenta em "tempo polinominal". Onde um polinômio é um número com uma potência e um coeficiente (como n² ).

Partindo disso, se um problema consegue ser solucionável em n² vezes e se dobra o tamanho da entrada, a quantidade de tempo que levaria para resolver o problema, aumentaria em quatro.

Mas existem muitos problemas que se pode determinar uma resposta está correta em tempo polinominal. Mas para chegar nessa resposta pode ou não ser possível em tempo polinominal. Esses são chamados de "tempo polinomial não determinista" ou problemas NP.

Novas provas matemáticas descobriram e podem continuar a achar soluções P para alguns desses problemas NP. O problema P versus NP pergunta se todo problema NP tem uma solução P, ou se existe algum problema NP que absolutamente não pode ser resolvido em P. E pode parecer óbvio que P não é igual a NP, mas isso não é matematicamente comprovado.

Se alguém conseguir provar que P é igual a NP, ela terá demonstrado que existem algoritmos de tempo polinominal para muitos problemas importantes no computador. Assim, a pessoa pode ficar muito rica. Já que as chaves de mineração e segurança de bitcoin dependem de problemas NP, muitas vezes bem difíceis de resolver e fáceis de verificar.

Próxima Matéria
Via   Gizmodo  
Imagens Gizmodo
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+