icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Se você ver uma moeda como essa sobre uma tumba no cemitério, não toque nela

POR Karen Batista    EM Curiosidades      06/06/16 às 17h56
capa do post Se você ver uma moeda como essa sobre uma tumba no cemitério, não toque nela

A vida é um ciclo e todos nós sabemos disso, nascemos, passamos e evoluímos em cada fase de nossas vidas, e invariavelmente também morremos. O modo como lidamos com a morte de entes queridos pode variar conforme uma série de coisas, como o parentesco, aproximação, estado emocional, dependência efetiva e etc.

O modo como prestamos homenagens a nossos mortos obviamente também pode variar, e é por isso que é comum vermos pessoas deixando flores, fotos, santinhos ou simplesmente se sentando ao lado do túmulo e ficando um pouco ali.

Mas por acaso, você já foi a algum cemitério e avistou uma moeda, sobre uma lápide? Se a sua resposta foi um sim, você pode ter se perguntando, como aquilo foi parar ali. Será que alguém deixou cair? É algum tipo de brincadeira desrespeitosa? Tem a ver com magia negra?

Bom, as possibilidades e o que passou em sua cabeça pode ter uma variedade sem fim. Mas a realidade, diferentemente do que muitos imaginam, pode ser muito mais bonita e tocante, e nós aqui da Fatos Desconhecidos, viemos te contar um pouco mais sobre essa curiosidade hoje.

A primeira coisa que precisamos entender sobre o assunto, é que o costume é muito mais comum nos EUA por exemplo. A prática se tornou comum no país principalmente após a guerra do Vietnã.  Isso porque ela está diretamente relacionada com o exercito e consequentemente com a guerra.

Isso porque a moeda deixada por um visitante, serve para sinalizar que este esteve por ali para prestar as suas homenagens. Ou seja, uma moeda é deixada a cada visita para que a família do falecido, saiba que ele ainda é muito querido e que recebeu a homenagem e visita de amigos.

Um outro detalhe bastante interessante, é que essa pratica é realizada entre integrantes do exército, e conforme a proximidade do visitante com o falecido maior será o valor da moeda deixada, por exemplo: Se a pessoa que visita era do mesmo batalhão que o morto, uma moeda de 5 centavos é deixada, já se eles trabalharam diretamente juntos e na mesma farda a moeda deixada é de 10 centavos e por aí vai.

Alguns soldados dizem, que o dinheiro também servirá para pagar as primeiras cervejas que eles tomarão juntos, quando se encontrarem novamente em uma nova vida. E vale também ressaltar que esse tipo de homenagem não é de hoje, e já na Roma antiga, ela já era praticada. Interessante, não?

E então queridos leitores, podiam imaginar que o significado das moedas sobre os túmulos era esse? Conta pra gente aqui em baixo nos comentários.


Próxima Matéria
avatar Karen Batista
Karen Batista
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest