• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


A Segunda Guerra Mundial ainda causa problemas graves no nossos oceanos. Entenda

POR Mateus Graff    EM História      15/06/18 às 15h04

A Segunda Guerra Mundial foi um conflito militar global que aconteceu entre 1939 a 1945, envolvendo grandes potências do mundo inteiro. As nações eram organizadas em duas alianças militares opostas: os Aliados e o Eixo. Foi a guerra mais abrangente da história, com mais de 100 milhões de militares mobilizados.

A Fatos Desconhecidos já fez algumas matérias sobre essa guerra, como as 7 coisas que o seu professor de história não teve coragem de te contar sobre a Segunda Guerra Mundial e os 8 fatos arrepiantes sobre a 2º Guerra Mundial que você ainda não sabia.

A  2º Guerra Mundial trouxe muitas consequências sérias para o mundo, mas sabiam que até hoje estamos sofrendo alguns efeitos ecológicos devido a  essa guerra? A gente conta o porquê.

Consequências da  2º Guerra Mundial

Um estudo feito por pesquisadores alemães mostrou o risco do impacto de munições e bombas descartadas nos oceanos depois de conflitos em guerras. O artigo publicado tem uma série de estudos que observaram como esses materiais estão se comportando nos oceanos. Ah, eles também estão explorando os dados de iniciativas como a Amucad.org, um dos poucos aquivos públicos que registram a quantidade e o local exato onde as munições foram 'desovadas'.

Uma das maiores preocupações dos pesquisadores é o efeito do material velho e enferrujado pode ter no ecossistema marinho. Aaron Beck, principal autor do estudo e membro do Centro Helmholtz para a Pesquisa Oceânica GEOMAR, diz que todas as munições são altamente explosivas. Ele afirma que "este é o principal motivo de preocupação para o desenvolvimento das diversas atividades costeiras".

Como no mar essas armas estão expostas á deterioração e os compostos nitrogenados dos explosivos podem reagir, o risco dessas armas explodirem existe. O fato dessas armas serem compostas por dinamite (TNT), ciclonita (RDX) e octógeno (HMX) é mais um alerta. Os dois primeiros são tóxicos para os seres vivos e o terceiro pode interferir na fotossíntese de algas unicelulares que vivem em simbiose com diversos animais marinhos.

Um dos lugares que está em observação pelo fato de ter muitas armas é a costa da Alemanha. Pensa-se que entre o mar Báltico e o Mar do Norte, existam cerca de 1,6 milhões de toneladas de munições. Já no Havaí, 95% dos armamentos jogados nos oceanos estão enferrujados e em grave estado de corrosão.

Pelo que podemos ver, a guerra só traz atraso para o mundo, mesmo muito tempo depois de ter acabado.

Próxima Matéria
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+