icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


Segundo especialistas que estudam a felicidade, essa é a melhor decisão que você pode tomar na vida

POR Lucas Curado    EM Ciência e Tecnologia      16/02/18 às 13h06
capa do post Segundo especialistas que estudam a felicidade, essa é a melhor decisão que você pode tomar na vida

Afinal de contas, o que é felicidade?  A felicidade é algo muito particular para cada um. A forma que cada pessoa interpreta tudo que a rodeia é algo estritamente pessoal. Contudo, como podemos interpretar esse mesmo meio de forma positiva, enquanto estamos cercados de negatividade? A todo momento vivemos momentos tristes e felizes, e esses dois conceitos sempre serão inseparáveis por isso deve-se compreender um "equilíbrio" entre esses. Para isso, é necessário aprender a dar significados positivos para as coisas a nossa volta, mas isso não é uma tarefa fácil. Por que não? Bem, aparentemente Moran Cerf descobriu que existe um ponto chave fundamental para alcançarmos a plenitude. Esse ponto não envolve somente você, mas quem te rodeia.

Hoje a Fatos Desconhecidos não vai te prometer a solução para ser feliz para sempre, mas mostrar um caminho que esse cientista americano encontrou através de pesquisas para você ser mais feliz. A felicidade sempre está a nossa volta, da mesma forma que a tristeza. A escolha é nossa de qual nós vamos contemplar mais em nossas vida. No fim de tudo, a única pessoa que vê pelos seus olhos é você mesmo, mas nem isso quer dizer que você está sozinho. Segundo especialistas que estudam a felicidade, essa é a melhor decisão que você pode tomar na vida.

Cérebro e Unidade

Moran Cerf é professor de Neurociência na Universidade Northwestern, nos Estados Unidos. Nós últimos anos ele vêm estudando um tema bastante interessante: Como cérebros conversam entre si, sem que nós percebamos? Sim, Moran descobriu que existe uma sincronicidade nos padrões celebrais de quando convivemos com as pessoas a nossa volta por muito tempo. Em outras palavras, Moran descobriu que pessoas que convivem a muito tempo conosco começam a ter suas ondas cerebrais parecidas. Segundo o neurocientista, isso se dá pelas trocas de experiência e companhia... Um cérebro se "alinha" ao outro. Moran diz que após duas semanas em que duas pessoas convivem, assistem os mesmos programas, leem os mesmo livros e compartilham as mesmas experiências, elas começam a mostrar padrões de linguagem, emoções e pontos de vista semelhantes.

"Diga-me com quem tu andas, que te direi quem tu és"

Tendo como base em sua pequisa, Cerf acredita que a escolha mais importante na vida de uma pessoa são suas companhias. Ele diz que se você convive 10 anos com uma pessoa que é prejudicial para você, isso tem um impacto tremendo para o resto de sua vida. Isso também se relaciona com pessoas com índole "duvidosa", abusivas e outras situações. Contudo, nós também temos a incrível habilidade de re-significar essas situações e buscar algo melhor. Essa é a grande questão da busca da felicidade segundo ele, buscar boas companhias e aprender re-significar suas experiências negativas.

A ferramenta para a felicidade

Qual então seria o segredo, a ferramenta e a decisão para encontrar a felicidade? Segundo Moran Cerf, o que vai torna-lo feliz é a forma que você re-significará suas escolhes e experiências. Da mesma forma que ele também argumenta sobre suas escolhas de amizades e convívio. Como essas duas coisas se comunicam? Simples. Não é simples aprender a re-significar essas experiências, ainda mais quando você nunca fez isso antes. Nesse momento que o alinhamento cerebral se torna uma vantagem. É preciso se certas de pessoas que sabem como fazer isso. Com o tempo você vai começar a se sentir melhor e aprenderá como pode transformar a sua visão do mundo... Para um universo mais feliz.

E aí, o que você achou dessa matéria? Deixe seu comentário aqui embaixo e até a próxima.


Próxima Matéria
avatar Lucas Curado
Lucas Curado
Não só redator... Como também músico e compositor. Amante de um bom humor ácido e memes.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest