• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Segundo estudos, coronavírus pode deixar sequelas no coração até mesmo de pessoas saudáveis

POR Diogo Quiareli    EM Curiosidades      01/04/20 às 22h09

O mundo está vivendo uma nova pandemia. Dessa vez, o que assombra as pessoas é o novo coronavírus, que logo se espalhou por todos os continentes. A doença foi identificada, a princípio, em Wuhan, na China. Desde que isso aconteceu, se alastrou de forma rápida, logo atingindo toda a Ásia. Com isso, governos de vários países voltaram seus olhos para o continente asiático, com medo de que o vírus pudesse se espalhar. A Europa então passou a registrar casos e hoje, já se encontra com as fronteiras fechadas para turistas de qualquer parte do mundo, tendo se tornado o novo epicentro.

Aqui no Brasil, já ultrapassamos 5.500 pessoas infectadas com o vírus. Além dessas, há várias suspeitas, esperando os resultados de exames. Essas são suspeitas de carregarem o vírus altamente contagioso. Diante da situação, a Organização Mundial da Saúde recomendou quarentena. Pediram para que as pessoas ficassem em casa, o máximo que puderem e recomendou o cancelamento de festivais ou eventos, que acumulem mais de 100 pessoas. Felizmente, em alguns lugares, a doença já está sendo controlada. No entanto, algo está preocupando as pessoas nos últimos dias. Aparentemente, pacientes com a Covid-19 podem sofrer danos e ficar com sequelas no coração.

Coronavírus pode causar sequelas no coração

A doença causada pelo novo cororavírus pode ser muito mais séria do que pensamos. Embora saibamos que ela está matando milhares de pessoas no mundo todo, a maioria das pessoas não sabia dos danos causados a longo prazo. A Covid-19 pode ter consequências fatais para as pessoas com doenças cardiovasculares preexistentes à infecção. Além disso, pode ainda causar lesões cardíacas em pessoas saudáveis antes do contágio. Isso é o que aponta um estudo, publicado no periódico JAMA Cardiology.

O estudo foi feito por especialistas da Universidade do Texas, nos Estados Unidos. "É provável que, mesmo na ausência de doenças cardíacas anteriores, o músculo cardíaco possa ser afetado pela doença do coronavírus". Essa foi uma declaração feita por Mohammad Madjid, principal autor do estudo. "No geral, lesões no músculo cardíaco podem ocorrer em qualquer paciente com ou sem doenças cardiovasculares. No entanto, o risco é maior naquele que já as têm", completou.

De acordo com os especialistas, um boletim emitido pelo American College of Cardiology revelou a taxa de mortalidade. Segundo o documento, para pacientes com doenças cardiovasculares que contraem a doença é de 10,5%. Além disso, o relatório ainda sugere que as pessoas com mais de 65 anos e com problemas cardíacos ou hipertensão estão mais sucetíveis à Covid-19. Os autores do estudo ainda explicam que pesquisas anteriores sugerem que infecções virais podem causar síndromes coronárias agudas, arritmias e desenvolvimento de insuficiência cardíaca.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comente então pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos, pois o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento. Aproveite para fazer um tour pelas curiosidades do nosso site.

Próxima Matéria
Diogo Quiareli
Geminiano, 25 anos, goiano.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+