• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Segundo estudos, exoplaneta mais próximo da Terra pode ter condições para abrigar vida

POR Diogo Quiareli    EM Ciência e Tecnologia      18/04/19 às 15h50

O nosso Sistema Solar é composto por diversos corpos. Planetas, o Sol, cometas, meteoritos, exoplanetas e diversas coisas estão presentes em nossa galáxia. O Sol é a nossa estrela, a principal do nosso Sistema e por esse motivo, os planetas giram em torno do mesmo. Até o momento, só conhecem vida aqui na Terra, pois os demais planetas que compõem o Sistema Solar não oferecem condições de vida. No entanto, há estudos a respeito dos exoplanetas e alguns já afirmam que há outros lugares que podem abrigar seres humanos, animais e plantas. Cientistas dedicam suas vidas em busca desses resultados e um estudo recente pode ter sido a luz no fim do túnel para vários.

Antes de ver um pouco mais sobre esse estudo, é necessário saber o que é exoplaneta e como poderia existir vida em um. Pensando um pouco sobre isso, resolvemos trazer essa matéria. A redação da Fatos Desconhecidos buscou algumas informações e trouxe para você, caro leitor. Confira conosco a seguir e aproveite para compartilhar com seus amigos desde já.

Exoplaneta

Também conhecido como planeta extra-solar, o exoplaneta é um planeta que orbita outra estrela que não seja o Sol. É um planeta pertencente a outro sistema planetário que não seja o Sistema Solar. Como subprodutos da formação estelar, restos de nuvens de gás e poeira que dão origem às estrelas, esses exoplanetas devem ser objetos bastante abundantes no universo. Isso com quantidade comparável à de outras estrelas em cada galáxia. Levando em consideração o tamanho do universo, sabemos que existem exoplanetas de todas as dimensões e composições químicas. Podem ser pequenos maciços rochosos ou gigantes compostos predominantemente de gás.

Estudo a respeito de vida em exoplaneta

Um estudo realizado no Instituto Carl Sagan daCornell University apontou que, diferente do que se acreditava, podem existir condições para desenvolvimento de vida no exoplaneta conhecido como Próxima b. Dos planetas que não pertencem ao Sistema Solar, esse é o mais próximo da Terra. Ele fica a cerca de 4,2 anos-luz. Existem alguns fatores favoráveis à vida em planetas que orbitam outras estrelas, conhecidas como "anãs-vermelhas", como o Próxima b. Ele se movimenta em torno da estrela Centauri. Contudo, a instabilidade e hostilidade de astros como esse também são desvantagem.

"A barreira principal para a habitabilidade desses mundos é a atividade de suas estrelas hospedeiras. Explosões regulares podem banhar esses planetas em altos níveis de radiação prejudicial à vida. Além disso, durante longos períodos de tempo, o ataque de radiação de raios-X e fluxos de partículas das estrelas hospedeiras colocam as atmosferas desses planetas em risco", disse Jack O"Malley-James. Jack é um dos principais responsáveis pela pesquisa.

Para determinar se poderia existir vida nessas condições, os norte americanos consideraram as condições do planeta Terra há cerca de 4 bilhões de anos. Nessa época, a superfície terrestre também era hostil à vida. O motivo é, além da atividade vulcânica e de uma atmosfera tóxica, a paisagem do nosso planeta foi bombardeada pela radiação ultravioleta. Essa forma se assemelha a dos planetas que orbitam estrelas como a Centauri atualmente. Isso significa que a vida poderia existir nesses planetas mesmo com o nível de radiação.

Próxima b

Centauri possui cerca de 4,8 bilhões de anos, aproximadamente 200 milhões de anos mais que o Sol. Se considerarmos que a vida em nosso planeta existe há 3,5 bilhões de anos, e que esse exoplaneta nasceu um pouco depois que sua estrela, podemos concluir algumas coisas. Uma delas é que houve tempo para desenvolver vida no astro.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Próxima Matéria
Diogo Quiareli
Geminiano, 24 anos, goiano.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+