icone menu


Será possível ver essa semana o cometa Neowise do Brasil. Veja quando e como observá-lo

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      22/07/20 às 11h40
capa do post Será possível ver essa semana o cometa Neowise do Brasil. Veja quando e como observá-lo

Todos os anos, acontecem milhares de eventos astronômicos, como as fases da lua, chuvas de meteoro, eclipses, ocultações, oposições, conjunções e outros eventos interessantes. Alguns eventos que acontecem pode ser vistos a olho nu, outros apenas com a ajuda de telescópios.

Eles são sempre muito falados, afinal, tratam de momentos ímpares de nossa galáxia. Além de ser eventos que não são tão frequentes, não é sempre que eles são visíveis para nós. Por isso, é sempre bom aproveitar a oportunidade de acompanhar qualquer um desses acontecimentos.

Sem sombra de dúvidas, os cometas estão entre os principais objetos celestes, e um dos mais interessantes e curiosos. Alguns cometas são visíveis a olho nu, outros acabam passando despercebidos até pelos olhos mais atentos. Hoje, com toda a tecnologia disponível, podemos identificá-los ainda distantes, quando estão em suas órbitas previsíveis, basta saber onde e quando procurar por um cometa.

Os eventos astronômicos são uma coisa espetacular de ser ver, seja ele qual for. Se você não viu esses fenômenos astronômicos que já aconteceram nesse ano ou então no ano passado, não se preocupe. Essas manifestações naturais no céu são sem sombra de dúvidas lindas e somos sempre contemplados com, pelo menos, alguns deles.

E se você é uma dessas pessoas que amam os fenômenos que acontecem no céu, ou tem vontade de ver algum pela primeira vez, esse mês, mais especificamente, nessa semana, já terá um para ser observado.

A aproximação do cometa Neowise do nosso planeta tem dado imagens incríveis ao redor do mundo. A primeira vez que ele foi detectado foi no final de março, e quem o detectou foi a NASA. Mas apenas agora, que ele se tornou visível a olho nu.

O comenta Neowise foi possível ser visto do hemisfério norte nos primeiros dias de julho. O cometa tem um brilho bem forte. E a partir dessa semana, ele passará a ser visível no Brasil. Mas ele não terá a mesma intensidade no brilho.

Como vê-lo

Nós, brasileiros, vamos ter cinco dias para conseguir ver o cometa Neowise. Segundo o Museu de Astronomia e Ciências Afins, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, a partir de quarta-feira dessa semana (22) o cometa estará visível nas regiões norte e nordeste, em Goiás, no Distrito Federal, em Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.

Na quinta-feira, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Paraná conseguirão ver o cometa. E na sexta-feira (24) será a vez de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

No hemisfério sul, a forma com que o cometa Neowise aparecerá irá ser diferente das imagens que estão circulando na internet. Isso porque o cometa passará mais baixo no horizonte e sem movimentos vertiginosos.

As pessoas que quiserem procurar pelo cometa Neowise no céu devem buscar por um objeto novo no horizonte que estará à direita do ponto onde acontece o por  do sol. Além disso, o uso de um telescópio ou binóculo pode ajudar.

O nome do cometa é por conta do telescópio espacial da NASA que o descobriu.


Ei Fatos, não deixe de conferir:

A câmera das meninas desaparecidas revela fotos arrepiantes e sem explicação

Próxima Matéria
Via   Vix  
Imagens Vix
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.

Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+