icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


Será que os seres humanos podem hibernar também?

POR Eduardo Coelho EM Ciência e Tecnologia 22/07/15 às 14h52

capa do post Será que os seres humanos podem hibernar também?

Você deve se lembrar de ver isso ou na escola, ou mesmo em algum documentário do Discovery, ou puxar um pouco mais na sua mente e lembrar da Sandy,a esquilinha texana que é parceira do Bob Esponja e do Patrick Estrela, no épico episódio em que ela engorda quase uma tonelada para um processo chamado de hibernação.

A nível de comprovações científicas, o único primata que é capaz de conseguir hibernar, é o lêmure-anão nativo da Ilha de Madagascar, a espécie pode passar até oito meses simplesmente dormindo, após acumular um nível de gordura corporal suficiente, durante as estações onde a alimentação é mais escassa.
Esse papo todo, não adianta nada se a gente não souber a raiz do questionamento, né? Então vamos à pergunta base:

 O que de fato é a hibernação?

Bem, a hibernação é uma técnica emergencial que alguns mamíferos utilizam para conseguirem sobreviver sob circunstâncias extremas, como os ursos, ou esquilos ao encararem um inverno rigoroso no hemisfério norte.

Durante o período de hibernação,  a frequência cardíaca permanece praticamente nula, a temperatura do corpo desce a níveis congelantes, e a atividade cerebral fica em modo literalmente "offline". De fato, animais ao hibernarem parecem estarem mortos.

Voltando aos nossos amiguinhos primatas lá de Madagascar: Os lêmures conseguem descer seu ritmo cardíaco de 180 para 4 batimentos por minuto; sua temperatura corporal de 36 para quase 5°C, além de conseguirem ficar mais de vinte minutos ininterruptos sem respirar.

Engraçado que, nosso genoma é 97% similar ao dos lêmures, você sabia disso?

Mas por que então não conseguimos realizar essa hibernação?

 

E quem disse que não?

O gene Alfa-2-Macroglubulina (?2M), descoberto em esquilos usados em pesquisas laboratoriais para verificarem coisas relacionadas a hibernação,  serve para inibir a coagulação do sangue e apresenta níveis mais altos de expressão quando o animal está hibernando, e essa pode ser a chave para a explicação do fenômeno natural. No caso humano, especula-se muito que ainda não desvendamos o modo com o qual o nosso organismo conseguiria reproduzir os mesmos resultados obtidos que os lêmures e esquilos. É como se tivéssemos a mesma "matéria-prima" mas não soubéssemos ou não tenhamos ajeitado-as de modo que ligue o 'interruptor' no nosso organismo, que nos permita hibernar.

 


Essa série de descobertas recentes, principalmente envolvendo o nosso 'parente' genético mais próximo hibernante, que é o primo lêmure, estão fazendo os cientistas nadarem cada vez mais de braçadas em busca da explicação lógica para o caso que vamos apresentar:

Em 2014, um jovem de 16 anos tentou simplesmente voar clandestinamente em um voo que saia de San Jose na California, com destino a Maui no Havai. Até aí tudo bem, certo?

Mas como você explica o garoto ter conseguido ficar durante um período equivalente a 5 horas, algo em torno de 300 minutos ininterruptos, na câmara de refrigeração do avião, a 11.000 pés de altura e com nenhum tipo de proteção?

Porta-vozes do FBI consideraram um milagre que o rapaz tenha sobrevivido a essas condições ao qual de 100 pessoas que tentassem, a taxa de mortalidade seria de quase 100%.

A imprensa internacional começou a repercutir a notícia como se a solução para o não falecimento do rapaz, foi o condicionamento de seu organismo em um estado pré-hibernatório. Fascinante, não?

 

Pelo sim ou pelo não, a ciência vem dando passos largos para compreender cada vez melhor a estrutura dos nossos genomas e o grau de similaridade que eles tem com a dos demais mamíferos que conseguem realizar a hibernação. Já pensou se isso for comprovado em nós humanos?

Hollywood e a Ficção Científica vão emergir sob patamares de videntes!

Lembrem-se de nunca acordar ninguém hibernando!

As consequências podem ser graves! HAHAHA


Próxima Matéria
avatar Eduardo Coelho
Eduardo Coelho
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest