• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Série fotográfica mostra como seria o século 19 se tivesse tecnologias do futuro

POR Gustavo Camargo    EM Entretenimento      14/08/17 às 12h47

Para aqueles que são fãs de cinema, a retratação de como era a vida das pessoas no século XlX, sempre deu ótimos roteiros para o universo cinematográfico.

A euforia tecnológica propagada pela Revolução Industrial marcou o século XIX como um período de ascensão de diversas áreas do conhecimento. Os assuntos de ordem científica e estética passaram a despertar o interesse de um grande público. Várias nações criaram instituições que buscavam o desenvolvimento de estudos em prol do progresso da ciência. Nesse mesmo período, o termo "cientista" foi cunhado e a obra "A origem das espécies", de Charles Darwin, ganhou popularidade.

O Steampunk é um subgênero da ficção científica inspirado na tecnologia do século XlX, que conseguiu levar centenas de pessoas com cartolas, chapéus de coco, óculos de solda e engrenagens para a Vila de Paranapiacaba, em Santo André, São Paulo.

Pessoas que passavam pelo local, talvez acreditaram que se tratava de uma nova moda. Um dos organizadores do evento, rejeita a ideia jogada no ar. Ele afirma que, mesmo com as modificações feitas nas roupas do século passado, todo o movimento "não é uma tribo urbana".  Ele comenta que o subgênero alcançou status de movimento cultural, embora seja menor e menos famoso que seu irmão mais velho, o cyberpunk.

Para Raul Cândido, outro organizador do evento, da mesma forma que o cyberpunk olhava para o futuro e pensava a nossa relação com a tecnologia de uma forma pessimista o steampunk faz isso de maneira um pouco mais leve.

"A pergunta principal do gênero é se de fato estamos em um processo de evolução, pois, embora tenhamos avançado muito tecnologicamente, ainda arrastamos muito preconceito, além de ideias e comportamentos antiquados", observou Cândido.

A edição tinha como objetivo entrar para o livro dos recordes como o maior evento steampunk do mundo. A forma de avaliação seria uma foto com todas as pessoas caracterizadas.

E ai, o que acharam da matéria? Comenta ai e não se esqueça de compartilhar com os amigos, lembrando que seu feedback é sempre muito importante.

Próxima Matéria
Via   Motherboard  
Imagens CulturaMix
Gustavo Camargo
A verdade é que eu queria ser astronauta, mas na minha cidade ainda não tem a escolinha. Instagram: gustavoloopi
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+