icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Curiosidades macabras sobre a Família Addams

POR Pietro Bottura    EM Curiosidades      14/11/14 às 22h16
capa do post Curiosidades macabras sobre a Família Addams

Ah, quem nunca se divertiu muito vendo um dos filmes da família Addams, com crianças assassinas, monstros bizarros e relações tão esquisitas que parecem a realidade. O que muita gente talvez não saiba sobre o programa é que na verdade ele começou como uma série de Charles Addams no jornal The New Yorker, em 1938, antes de ir para a televisão como uma série, filmes e até adaptações animadas. Confira aqui algumas curiosidades sobre a produção e desenrolar da família Addam, mas antes vamos ouvir a música-tema, pra dar um clima (na versão dublada):

Tudo começou com a música

Quando o cineasta Scott Rudin começou a cantar a música, numa van, todo mundo entrou no clima e adorou a bizarrice. Acontece que outras figuras importantes do cinema estavam lá, entre elas Barry Diller, chefe do estúdio de produção que decidiu transformar a (não tão) inocente canção do seriado num longa-metragem. Mas daí pra concretizar o filme, houveram alguns vários problemas, que você pode ler a seguir...

Tio Chico do mal

Originalmente, o papel foi oferecido ao ótimo e assustador Antony Hopkins, que não aceitou o papel parar fazer o filme "O Silêncio dos Inocentes", onde encarnou o canibal Hannibal Lecter. Será que teria dado certo, Hopkins num papel de humor? Felizmente, seu substituto, Christopher Lloyd, o cientista de "De Volta Para o Futuro", que com certeza fez uma atuação à altura!

Além disso tudo, originalmente o Tio Chico seria um tipo de impostor tentando dar um golpe na família, um enredo que chegou a ser abordado no desenho animado da década de 90, mas os atores dos demais personagens se reuniram e exigiram ao diretor que essa característica fosse retirada. Todos menos Lloyd.

Mortícia

Já a esposa de Gomez teve Anjelica Houston como primeira escolha de Rudin, apesar de que a cantora Cher desejava também atuar o papel. Para dar vida à sombria matriarca, Houston leu um livro chamado Grey Gardens, que falava sobre o primo e a tia de Jacqueline Kennedy, que viviam numa mansão cheia de cadáveres de animais e lixo.

Além disso, a atriz precisava usar um corsete metálico para dar a cintura fina à personagem, além de quilos de maquiagem delicada, o que fazia com a atriz "chegasse em casa exausta, com enxaquecas e dores pelo corpo" após as gravações. E você achando que ser atriz era fácil.

Tim Burton?





Pode até não parecer tão estranho, já que o diretor adora a temática, mas ele foi o primeiro cogitado para produzir o primeiro filme sobre a série. Os roteiristas, Larry Wilson e Caroline Thompson, já haviam trabalhado com o esquisitão diretor em sucessos como "Edward Mãos de Tesoura", que tem piadas e uma estética bastante parecidas com as da família Addams. Mas nunca aconteceu.

Barry Sonnenfeld

Foi o diretor que acabou com o projeto na mão, que nunca havia sido diretor, mas era um fotógrafo experiente. Rudin, o criador do projeto, costumava sempre lembrar Sonnenfeld que ele não havia sido sua primeira opção, e colocava vários nomes diferentes na cadeira do diretor diariamente, como David Lynch, Tim Burton e Joe Dante.

Nuvem negra

Além de ter problemas no nervo ciático, que faziam Sonnenfeld desmaiar e "se sentir como se alguém estivesse enchendo uma bexiga em seu peito", a mulher do diretor precisou passar por uma cirurgia e isso interrompeu as gravações. Foi só o começo, já que depois o cinegrafista Owen Roizman abandou o projeto e Sonnenfeld precisou também desempenhar essa função.

Além disso tudo, o ator Raul Julia, que morreu poucos anos depois da produção do filme, teve um problema no olho que exigia bastante maquiagem e atrapalhou os períodos de gravação. Por isso tudo, o diretor afirmar haver uma "nuvem negra" rondando a produção do longa.

Pra melhorar, David Levy, o produtor executivo da série antiga sobre os Addams, processou a Paramount Pictures e Orion Pictures, alegando que o filme havia copiado sua série, e não os quadrinhos originais do New Yorker. Quanta dor de cabeça!

E já que estamos no assunto, por que não conferir alguns assustadores GIFs de terror?


Próxima Matéria
avatar Pietro Bottura
Pietro Bottura
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest