• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Sete novas descobertas bizarras sobre o seu corpo

POR Erik Ely    EM Curiosidades      22/11/19 às 12h30

"O espaço, a fronteira final. Uma jornada de exploração de novos mundos. Para pesquisar novas vidas e novas civilizações. Audaciosamente, indo onde nenhum homem jamais esteve". Este é um trecho da abertura da clássica série de TV, "Jornada nas Estrelas". Depois de tantos anos, o espaço ainda é enigma para nós. Junto com as profundezas do oceano e todas as partículas subatômicas que não conhecemos. Contudo, novas descobertas que envolvem a anatomia humana são o que há de mais interessante para a ciência nos últimos tempos.

Mesmo com milhares de anos de estudo, continuamos realizando novas descobertas do nosso corpo. Já pensou no quanto isso pode mudar nosso estilo de vida?

Por isso, vamos listar algumas dessas descobertas tão fascinantes e que envolvem coisas que já se imaginava estarem "descobertas".

1 - Caroço na garganta

Para quem conhece algum mágico que engula espadas, essa notícia pode não ser tão interessante. Acontece que esse foi o caso de um paciente, conhecido como Sr. Zhang.

Tudo parecia normal quando esse paciente chegou ao Hospital Geral de Xinjing Meikuang, na China. Ele não reclamava de grandes dores, apenas de uma lesão resultante de um soco no peito. Contudo, ao examinar o homem, se descobriu que havia uma colher de prata dentro de seu peito. O objeto media, nada mais nada menos, que 20 centímetros. E ele o carregava consigo por cerca de um ano.

Para a cirurgia, foram necessários três médicos. O procedimento chegou a durar duas horas, em um caso nunca havia visto, mas que evidenciou a possibilidade.

2 - Homem perde a perna e braços após lambida de cachorro

Muitas pessoas consideram seu cão, alguém que nunca lhes faria mal. Mas infelizmente, um homem descobriu, da pior forma, que isso não era verdade.

Greg Manteufel descobriu, tarde demais, que não deveria ter deixado seu cachorro lamber seu rosto. Após ser internado na cidade de Wisconsin, o homem foi infectado com uma bactéria, chamada Capnocytophaga. Depois disso, suas pernas e parte de seus braços precisaram ser amputados. Esses casos são extremamente raros, mas, em todo caso, é melhor se cuidar na hora de demonstrar seu amor por seu pet.

3 - Um nódulo pode ser um verme rastejando

Acho que nem os filmes de terror conseguem ser tão nojentos quanto esse item aqui. Quando esta mulher encontrou um pequeno caroço, debaixo de seu olho esquerdo, não achou que fosse algo preocupante.

Ao ir ao médico, um verme, conhecido como Dirofilaria repens, foi encontrado, andando por seu rosto. Este verme em forma de fio infecta naturalmente cães, gatos, raposas e outros mamíferos selvagens. Acontece, que eles também podem se hospedar em seres humanos. E nessa hora, um apenas pequeno desconforto poderá ser sentido, coisa de filme de terror.

4 - Segurar um espirro pode arrebentar a garganta

E para os que não saibam, que isso sirva de aviso! Um grave problema aconteceu, depois que um inglês tentou segurar o nariz e fechar a boca, para não ouvir aquele "saúde!". Logo em seguida, o homem de 34 anos sentiu um estalar no pescoço, o que suprimiu sua faringe.

Por mais que o britânico tenha se recuperado, não se recomenda interromper o espirro. Esta é uma manobra perigosa e que deve ser evitada. Na dúvida, coloque a mão sobre a boca e espirre normalmente.

5 - Impressão 3D de órgãos

De acordo com estudos da Universidade de Bristol, a impressão 3D está se desenvolvendo em tal nível, que pode um dia imprimir peças de reposição básica em humanos. Um novo tipo de biotinta está sendo desenvolvido para permitir implantes, em um futuro não tão distante.

Com essa tecnologia, a doação de órgãos se tornaria obsoleta. Além disso, com a pesquisa finalizada, poderíamos imprimir tecidos de pacientes, usando suas próprias células troncos. O que diminuiria a rejeição de órgãos.

6 - Genes que determinam a forma do nariz

Em 2016, os quatro genes que determinam a forma do nariz foram identificados. E de acordo com a University College London, é a primeira vez que se chega a um resultado tão claro.

Com a análise de mais de 6.000 pessoas, se chegou aos genes GLI3, DCHS2 e PAX1. Estes genes são conhecidos por impulsionar e controlar o crescimento de cartilagem. Além disso, estudos como esse podem ajudar no caso de defeitos congênitos em crianças.

7 - Um novo órgão no corpo humano

E no início de 2017, o 79° órgão do corpo humano foi oficializado. Conhecido como Mesentério, pode ser traduzido como "no meio do intestino". Esse é o nome dado para a dobra dupla no abdômen. Região essa que liga o intestino à parte da parede abdominal.

E agora, como essa parte é considerada um órgão, ainda há muito para se pesquisar, sobre seu papel no organismo. Além disso, com seu entendimento, cirurgias menos invasivas podem ser realizadas. O que poderia reduzir complicações e até custos.

Próxima Matéria
Erik Ely
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+