icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


Seu cachorro quer te resgatar ele só precisa saber como

POR Bruno Dias    EM Mundo Animal      02/06/20 às 15h35
capa do post Seu cachorro quer te resgatar ele só precisa saber como

cachorro é o melhor amigo do homem. Eles podem fazer companhia para seus donos, os ajudar a andar, caso sejam cegos, servir como método de terapia para alguma doença. Do mesmo modo, também alegrar o ambiente em que estão.

Essa amizade já dura séculos, e por isso, o animal é considerado o melhor amigo do homem. Além de fazerem companhia para seus donos, os cachorros são capazes de salvar vidas. As pessoas mesmo percebem que seus cachorros são preocupados com o bem-estar dos donos e que tentariam salvá-los se fosse preciso.

E esse senso comum atiçou a curiosidade dos pesquisadores da Universidade Estadual do Arizona, que resolveram fazer uma pesquisa, já que existiam muito poucas nessa área.

Para a pesquisa, eles prepararam os donos de cachorros para que eles demonstrassem angústia enquanto estivessem presos em caixas. E eles não podiam falar o nome dos seus animais para evitar de os cachorros irem até eles apenas para obedecer uma ordem. Então, os donos, que estavam dentro das caixas, só falavam "socorro" ou então "me ajuda".

Um dos autores do estudo, Van Bourg, que também  é estudante d o Departamento de Psicologia da universidade, disse que observar os cachorros resgatando uma pessoa não diz muita coisa. O que eles querem entender é o que motiva os animais a fazer isso. Esse é o desafio.

Experimento

Para isso, eles se juntaram com a professora de psicologia e diretora do Canine Science Collaboratory da universidade, Clive Wynne. Juntos, eles fizeram um experimento para avaliar probabilidade de 60 cachorros resgatarem seus donos sem que eles tivessem sido treinados para fazê-lo.

Aproximadamente um terço dos cachorros resgataram seus donos no experimento principal. O número é bem relevante quando é observado dois fatores. Nesse resgate existe o desejo do cachorro de ajudar o dono e ele entender que sua ajuda é necessária. E para entender essas questões, dois testes de controle foram feitos.

Em um deles, somente 19 cachorros buscaram a comida que eles viram os pesquisadores colocando na caixa. E o número de cães que resgataram seus donos foi maior. E é importante considerar que existe diferença entre os cachorros que queria resgatar seus donos e aqueles que o fizeram, considerando que eles sabiam como abrir a caixa.

Por isso que o fato de dois terços dos cachorros não terem aberto a caixa para pegar o alimento é um indicativo bem forte de que para o resgate acontecer tem que  ter uma habilidade envolvida, além somente da motivação.

Dos 19 cachorros que abriram a caixa para pegar o alimento, 84% deles resgatou seus donos. Por isso que Bourg conclui que a maioria dos cachorros quer salvar seus donos. Ms eles precisam saber como  fazê-lo.

Em um outro teste, os donos ficaram dentro das caixas lendo revistas de forma calma. E apenas 16 cachorros foram abrir a caixa. E o fato dos cachorros abrirem as caixas com mais frequência quando os donos estão angustiados mostra que esse resgate não é apenas uma vontade do animal de ficar perto do seu dono.

Emocional

Nos três experimentos, os pesquisadores observaram o comportamento dos cachorros. E eles puderam notar alguns indicadores de estresse, como por exemplo choramingar, andar, latir e bocejar.

No momento em que os donos estavam angustiados, os cachorros latiram e ganiram mais. E apenas um ganiu no teste da comida. Já no experimento da leitura, os cachorros estavam menos estressados. E sempre que os donos ficavam ansiosos, os cachorros voltavam ao comportamento do primeiro experimento.

Bourg vê isso como uma evidência de que os cães são afetados pelo estado emocional dos donos. E para o pesquisador, é impressionante ver que os cachorros se importam, de fato, com as pessoas. Vários cachorros tentaram resgatar seus donos mesmo sem ter nenhum treinamento.  Lá, E quando eles não conseguiam eles ficavam chateados.


Próxima Matéria
Via   Asu now  
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest