icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


Seu cocô boia ou afunda? Aprenda o que isso tem a ver com sua saúde

POR Júlia Marreto    EM Ciência e Tecnologia      18/05/16 às 16h18
capa do post Seu cocô boia ou afunda? Aprenda o que isso tem a ver com sua saúde

A não ser que você sofra de prisão de ventre e tenha sérios problemas intestinais, como já comentamos em O que acontece se você não defecar durante 13 anos, com certeza você também defeca. E mais que isso, você olha para saber como está e o que aconteceu com sua "obra prima". Pelo menos é assim que, quando crianças, tratamos o resultado desse tipo de necessidade fisiológica.

Pode até parecer uma pergunta um pouco boba, ou intrometida até demais, mas esse é um assunto sério. Para podermos explicar melhor, é preciso dizer que existe uma escala sobre os tipos de cocô. Pois é, acredite. Ela se chama Escala de Fezes de Bristol, e foi desenvolvida por especialistas na saúde intestinal humana, do Bristol Stool Chart. Essa escala indica que alguns tipos de excrementos são mais saudáveis que outros.

Ao total, são sete tipos, os mais saudáveis são os indicados nos números 3 e 4 da tabela abaixo. Isso porque eles são cilíndricos e lisos, então não machucam e indicam que a pessoa não possui qualquer tipo de problema. Dessa forma, a pergunta Seu cocô boia ou afunda? tem tudo a ver com a saúde. Se ele afundar  é porque os componentes estão mais densos que a água e caso flutuem é porque estão menos, isso acontece porque o que determinada a densidade das fezes são, obviamente, seus componentes.

Boia

Em termos diretos, o cocô que boia quer dizer que está com muita gordura, isso quer dizer que sua alimentação está pobre em nutrientes, sendo que há excesso de comidas gordurosas. Outro ponto são as bolhas de gases, o fato de ele boiar pode indicar que você está ingerindo alimentos que causam flatulências. Ou também que, há alterações intestinais como a Síndrome do Intestino Curto.

Afunda

Se ele não estiver ressecado, é um bom sinal, porque quer dizer que sua alimentação é saudável, sendo rica em nutrientes variados e fibras. Quando o cocô afunda, quer dizer que ele é mais pesado, indicando a presença de mais água em sua composição, consequentemente menos gorduras e bolhas de gás.

Então pessoal, o cocô de vocês boia ou afunda?! Lembrem-se que é muito importante, em casos de desconhecimento total, procurar ajuda médica. Sugestões, dúvidas, correções? Não se esqueçam de comentar com a gente!


Próxima Matéria
avatar Júlia Marreto
Júlia Marreto
É a dona de um coração esculpido pela literatura e preenchido pelos bons vinhos de Baco. Guiada nas artes da vida por Ares, possui a discreta delicadeza de um elefante pulando carnaval numa loja de cristais! Movida diariamente pelo combustível da vida: o café, essa garota possui raízes profundas na poesia da vida. É muito séria, mas sabe brincar na hora certa. Ama os animais e detesta filme de terror. Apesar de cantar mal, canta com sentimento. E adora musicais! Sua principal tentativa desportiva é o baralho. Ela gosta mesmo é de coisas antigas, apaixonada pela vida e sonha com o universo. Instagram: , @juliamarreto
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest