icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Simulação de supercomputador revela o motivo da extinção dos neandertais

POR Bruno Dias EM Curiosidades 25/05/20 às 15h48

capa do post Simulação de supercomputador revela o motivo da extinção dos neandertais

O homem de Neandertal é uma espécie já extinta do nosso planeta. Diversos autores o consideram como subespécie do Homo sapiens, o homem moderno. Existem indícios de que eles viveram juntos. Estudos mostram que os neadertais surgiram há cerca de 400 mil anos na Europa e no Oriente Médio, na Península Ibérica. E se extinguiram há 28 mil anos.

Essa extinção sempre foi motivo de estudos. E os cientistas do IBS Center for Climate Physics (ICCP), que é um centro internacional de pesquisa climática, fizeram simulações em um supercomputador, para concluir que a extinção dos neandertais aconteceu por conta de uma competição com o Homo sapiens.

Essa era uma das hipóteses que os pesquisadores acharam junto com as mudanças bruscas de clima e também o cruzamento com a nossa espécie.

O momento em que os neandertais desapareceram coincide com o das flutuações climáticas rápidas. E também com a chegada dos Homo sapiens na Europa. Mas ver qual desses fatores foi realmente o responsável pela extinção dos neandertais foi um verdadeiro desafio.

Supercomputador

Para ver qual desses fatores teve um papel maior na extinção dos neandertais, os pesquisadores usaram o supercomputador "Aleph" do IBS. Os vários modelos matemáticos feitos por milhares de linhas de código de computador, simularam a migração dos neandertais e dos Homo sapiens, as interações que eles fizeram, seu cruzamento e as competições entre eles. Além também da mudança do clima.

Os modelos feitos por computador são bastante realistas. E se baseiam nos parâmetros obtidos nas simulações de dados climáticos, genéticos e demográficos. De acordo com os resultados, os hominídeos se moveram em uma paisagem glacial. Tudo isso com temperaturas oscilantes, padrões de chuva e vegetação diferente, competição por recursos e cruzamento entre espécies.

Extinção

De acordo com o diretor do IBS Center for Climate Physics e membro da Universidade Nacional de Educação de Busan, Axel Timmermann, a equipe conseguiu avaliar o impacto que cada um desses fatores teve. Fizeram isso através da ativação e desativação dos processos diferente. Como por exemplo, as mudanças climáticas bruscas, o cruzamento das espécies e a concorrência entre elas.

Comparando isso com os dados paleo-antropológicos, genéticos e arqueológicos que já existiam, eles concluíram que o desaparecimento rápido dos neandertais aconteceu por causa da competição por comida com os Homo sapiens.

Os Homo sapiens tiveram várias vantagens com relação aos neandertais na exploração de recursos alimentares. Os modelos feitos pelo supercomputador não mostram como isso aconteceu. Mas os cientistas pensam que as vantagens eram uma melhor forma de caçar os animais. Além de uma resistência maior para doenças e um nível maior de fecundidade.

Competição

De acordo com Timmermann, as simulações mostram com clareza que a competição entre as duas espécies teve um papel muito mais importante na extinção dos neandertais do que as mudanças climáticas bruscas.

"Os neandertais viveram na Eurásia pelos últimos 300.000 anos experimentando e se adaptando a mudanças climáticas abruptas. Ainda mais dramáticas do que aquelas que ocorreram durante o tempo de seu desaparecimento. Não é por acaso que eles desapareceram exatamente na época em que os Homo sapiens começaram a se espalhar pela Europa", explica.

O que os pesquisadores querem agora é aprimorar a performance dos modelos. Para que eles possam incluir megafauna e mudanças climáticas bruscas mais realistas.

"Este é um novo campo de pesquisa em que os cientistas climáticos podem interagir com matemáticos, geneticistas, arqueólogos e antropólogos", concluiu Timmermann.


Próxima Matéria
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest