Tá que ninguém ama ter que visitar o dentista, mesmo com todas as tecnologias e confortos que existem hoje em dia. Aliás, nem os diplomas mais importantes - das faculdades mais renomadas no seguimento - são garantia de que você não sentirá ao menos um pouquinho de dor, não é mesmo? (Clique aqui para ver alguns dos instrumentos médicos mais bizarros já conhecidos).
Mas, se cuidar dos dentes já é algo suficientemente ruim atualmente, imagine o quão horripilante esses procedimentos eram há alguns séculos atrás! Instrumentos que mais pareciam ser usados em sessões de tortura, falta de higiene e pouco (ou nenhum) conhecimento do assunto por parte dos "profissionais". Entendeu o drama?
Resumindo: sem as brocas a motor e as anestesias, o processo de fazer buracos nos dentes provavelmente era lento e doloroso. Para que você tenha noção do trauma que esses tratamentos causavam, separamos alguns objetos de época, usados pelos então dentistas, capazes de causar calafrios até hoje! Veja:
Travas eram colocadas dentro da boca dos pacientes para que a broca chegasse à raiz do dente.
Sim, precisava dar corda para que o equipamento funcionasse. Apesar de ser estranho, essa foi uma das primeiras brocas de funcionamento contínuo da história da odontologia.
Isso era usado para arrancar dentes nos anos 1600.
Essa instrumento também era usado na extração de dentes e começou a ser usado no século 15.
Essa geringonça também foi adaptada para funcionar como uma broca, apesar de se parecer mais com uma instrumento de fazer fogo.
Servia para manter a boca dos pacientes aberta.
Esse tipo de broca consistia em um tipo de anel e um suporte, que era rotacionada com os dedos.
Esse instrumento era usado para injetar anestésicos na gengiva. Aliás, o mais usual nesses casos era mesmo a velha cocaína.
Essa espécie de martelo servia para quebrar os dentes para depois extraí-los.
Esse aqui era usado para, delicadamente, abrir a boca de pessoas com a mandíbula travada.
Assim, sem cerimônia, esse negócio era enfiado na gengiva e arrancava os dentes através do movimento de alavanca.
Esse instrumento, inventado pelos franceses, apertava a gengiva abaixo dos dentes até arrancá-los.
Esse talvez seja o mais horrível dos instrumentos. Isso porque ele era usado para estrangular partes da língua infectada para depois cortá-la faca. Apesar de brutal, esse procedimento salvava a vida das pessoas, sem muitos recursos ou higiene naquela época.
Era usado para "amolecer" os dentes antes de serem arrancados.
Esse é um modelo (bizarro) usado para os dentistas praticarem suas técnicas.
|
|
Instagram