• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Solidão pode ser tão prejudicial quanto fumar 15 cigarros por dia. Entenda

POR Gustavo Camargo    EM Ciência e Tecnologia      08/03/18 às 13h40

Você sabia que a solidão podia prejudicar a saúde mental e física? Ser excluído de interações sociais não é um problema apenas de pessoas mais velhas, mas também para crianças. E acredite, o peso disso no corpo das pessoas pode ser equivalente a fumar cerca de 15 cigarros por dia.

Quando uma pessoa é excluída do mundo exterior, isso pode torná-la propensa a ter depressão e pode até mesmo ser usado como motivo de suicídios. A falta de estímulo faz com que pessoas solitárias tenham cerca de 64 por cento mais de chance de desenvolver demência e em geral. Isso aumenta o risco de declínio cognitivo.

O fato é que a solidão não afeta apenas a saúde mental de uma pessoa, mas também pode afetar a física. O isolamento social aumentou as chances de mortalidade em 26 por cento, além de aumentar o risco de hipertensão e obesidade. Em estudos recentes, foi mostrado que o impacto que a falta de relações com pessoas pode ser equivaler a 15 cigarros fumados por dia.

Recentemente os médicos alertaram que o isolamento social pode ser tão ruim para a saúde de uma pessoa como viver com uma doença de longo prazo como a diabetes. Como resultado disso, pacientes que se sentem solitários são mais propensos a visitar o médico, em parte apenas para ter um contato com outros indivíduos. Isso também adiciona pressão ao serviço de saúde, no qual ele está sofrendo.

Relatório

Um relatório foi enviado ao governo do Reino Unido, alertando que é necessário enfrentar a solidão. O estudo foi publicado para coincidir com um empurrão para incentivar alguns voluntários a ajudar a reduzir o isolamento em todas as partes da comunidade.

"O enfrentamento da solidão é um desafio geracional que só pode ser cumprido por uma ação concertada de todos: governos, empregadores, empresas, organizações da sociedade civil, famílias, comunidades e indivíduos têm um papel a desempenhar". Diz o relatório. "Trabalhando em conjunto, podemos fazer a diferença".

E aí, o que acharam da matéria? Conhecem alguém que infelizmente está na solidão? Se sim, tente ajudá-lo chame-o para sair, é quase certo que ele iria adorar passar um tempo com você. Comenta aí e não se esqueça de compartilhar com os amigos, lembrando que seu feedback é sempre muito importante.

Próxima Matéria
Via   iflescience  
Gustavo Camargo
A verdade é que eu queria ser astronauta, mas na minha cidade ainda não tem a escolinha. Instagram: gustavoloopi
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+