SpaceX fará lançamento histórico de dois astronautas no espaço

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      25/05/20 às 21h18
foto de destaque

O ser humano sempre foi fascinado pela lua. Tanto que, há décadas, fez uma verdadeira campanha para conseguir chegar ao nosso satélite natural. E essa não é uma viagem fácil. Até porque são mais de 384 mil quilômetros de distância da Terra. Além de que o acesso ao espaço não é uma coisa tão simples.

SpaceX mudou o que todos nós pensávamos sobre viagens espaciais. Desde a sua fundação, em 2002, muitos experimentos, invenções espaciais, remodelagem e aterrissagens de testes rumo à Marte já aconteceram. A cada novo experimento a evolução é notavelmente vista. A empresa começou no período em que Elon Musk deu os primeiros passos em sua grande ambição de realizar missões em Marte. Mais de 15 anos depois, a SpaceX está muito além da fase de startups espaciais. E as evoluções são realmente significativas.

Ao longo dos anos, Elon Musk vem trabalhando na elaboração de estratégias e maquinários, que viabilizem seus planos de explorar e colonizar outros planetas, como Marte por exemplo.

Feito histórico

O empresário e sua empresa conseguiram evoluir tanto que a SpaceX irá lançar, nessa quarta-feira (27), dois astronautas da NASA para o espaço. Esse será o primeiro voo tripulado partindo de solo americano depois de nove anos.

O lançamento acontecerá do Kennedy Space Center, na Flórida. E por conta da pandemia do coronavírus, as pessoas foram instruídas a assistir o lançamento pela transmissão ao vivo que mostrará o Crew Dragon sendo lançado por um foguete Falcon 9 em direção à Estação Espacial Internacional (ISS).

Desde o lançamento dos primeiros componentes da ISS, apenas naves espaciais feitas pela NASA ou pela agência espacial russa levaram equipes até ela em todos esses 22 anos.

E depois de um tempo a NASA deu a duas empresas privadas, a Boeing e a SpaceX, a tarefa de projetar e construir cápsulas que substituíssem os antigos ônibus espaciais. Agora, nove anos depois, está tudo pronto para o lançamento.

Lançamento

O lançamento vai acontecer quarta-feira às 16h33, horário da Flórida, quando o foguete Falcon 9, da SpaceX, vai decolar da Plataforma de lançamento 39A com a cápsula Crew Dragon no topo.

Desde 2011, a NASA deu à SpaceX mais de três bilhões de dólares em contratos para que essa espaçonave fosse construída. Os astronautas que estarão à bordo da espaçonave são Robert Behnken, 49 anos, e Douglas Hurley, 53. Os dois já são veteranos de viagens espaciais.

A viagem toda será de 19 horas, quando eles então irão atracar na ISS. Lá, eles serão recebidos por dois russos e um americano. Segundo os meteorologistas de Cabo Canaveral, a previsão do tempo continua desfavorável, tendo 60% de chance de más condições.

Esse lançamento levou cinco anos a mais do que o inicialmente planejado. E mesmo com esses atrasos, a SpaceX conseguiu bater a Boeing no processo.

Missão

A missão tripulada, chamada Demo-2, é bastante importante para Washington por dois fatores. Primeiro é a quebra da dependência da NASA dos russos. E o segundo é catalisar um mercado privado de "baixa órbita terrestre" que pode ser aberto a turistas e empresas.

"Prevemos um dia no futuro em que teremos uma dúzia de estações espaciais em baixa órbita terrestre. Todas operadas pela indústria comercial", disse Jim Bridenstine, chefe da NASA.


Ei Fatos, não deixe de conferir:

2 SINAIS QUE FALTAM PARA JESUS VOLTAR - E SE FOR VERDADE

Próxima Matéria
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.

Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+