icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Sua máquina de lavar roupas pode estar cultivando superbactérias

POR Renata G Pereira EM Curiosidades 02/10/19 às 15h28

capa do post Sua máquina de lavar roupas pode estar cultivando superbactérias

Sim, sua máquina de lavar pode estar cultivando superbactérias. No dia 27 de setembro, na Alemanha, pela primeira vez, pesquisadores identificaram a presença da superbactéria Klebsiella oxytoca. A K. Oxytoca, como ficou mais conhecida, foi encontrada em uma máquina de lavar roupas.

Tal bactéria, conhecida por ser superpotente, é além de tudo, hiper-resistente. Em síntese, a máquina de lavar roupas pertencia a um hospital. E a bactéria foi encontrada dentro do reservatório de água, por onde passa o sabão. Você já observou como está a sua máquina de lavar roupas? De acordo com alguns pesquisadores, sua máquina de lavar roupas pode estar cultivando superbactérias, sem você se dar conta.

Cultivando superbactérias

Segundo a Sociedade Americana de Microbiologia, a proliferação da bactéria na máquina de lavar roupas se deu devido à temperatura da água. Para economizar energia, a temperatura da água, utilizada nas máquinas de lavar roupas, está cada vez mais baixa.

Sendo que o correto seria utilizar a água com altas temperaturas. Altas temperaturas evitam que as bactérias ou micróbios se proliferem dentro da máquina de lavar. Isso porque a baixa temperatura da água não consegue matar a bactéria e outros organismos patogênicos.

A bactéria K. Oxytoca, que foi encontrada na máquina de lavar roupas, foi transmitida repetidamente aos recém-nascidos, que estavam internados em uma unidade de terapia intensiva neonatal, em um hospital alemão.

As roupas utilizadas pelos recém-nascidos estavam contaminadas pela bactéria. E a transmissão aos bebês cessou somente quando a máquina de lavar foi retirada do hospital.

De acordo com as diretrizes de higiene hospitalar alemãs, o hospital deveria estar usando uma máquina de lavar roupa especial. Em suma, aquelas que lavam as roupas através de processos envolvendo a utilização de água em altas temperaturas. Do mesmo modo, que fazem uso de desinfetantes. "Este é um caso altamente incomum para um hospital, pois envolve uma máquina de lavar de uso doméstico", disse a pesquisadora, Ricarda M. Schmithausen, Ph.D. no assunto.

O que são superbactérias

A superbactéria foi encontrada, pela primeira vez, no ano de 2000, nos Estados Unidos. Após sofrer uma mutação, ela se tornou resistente a antibióticos e a outras espécies de bactérias. Segundo pesquisadores, essa característica da superbactéria pode estar relacionada ao mau uso, ou uso indiscriminado, de antibióticos.

A bactéria KPC (Klebsiella Pneumoniae Carbapenemase), pode ser encontrada na água, no solo, em alimentos como vegetais, cereais e frutas. É transmitida em ambiente hospitalar, através do contato com secreções de pacientes infectados. A KPC pode causar pneumonia, infecção sanguínea e urinária, podendo evoluir para um quadro de infecção generalizada.

A KPC não se propaga fora do ambiente hospitalar, e é resistente a antibióticos, deixando aqueles, que forem contaminados, suscetíveis a outros tipos de infecções.

Segundo o relatório global sobre a resistência bacteriana, publicado recentemente pela OMS, a situação é de ameaça à saúde pública mundial. Pois se as bactérias se tornarem imunes aos antibióticos existentes, até a mais simples infecção pode vir a ter complicações mortais.

No Brasil, medidas vêm sendo tomadas na tentativa de amenizar a situação. Antibióticos só podem ser vendidos mediante receita médica, sendo duas vias, uma fica na farmácia e a outra com o paciente. Essa medida é para que dificulte a automedicação e o uso desnecessário de medicamentos.

Com o objetivo de promover reflexões sobre o tema, a Organização Mundial da Saúde (OMS) realiza, todos os anos, no mês de novembro, a Semana Mundial do Uso Consciente de Antibióticos (World Antibiotic Awareness Week).


Próxima Matéria
Via   eurekalert     uol  
avatar Renata G Pereira
Renata G Pereira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest