icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


Suas fezes podem dizer muito sobre seu estado psicológico, entenda

POR Lucas Curado EM Ciência e Tecnologia 30/01/18 às 14h28

capa do post Suas fezes podem dizer muito sobre seu estado psicológico, entenda

Muitos de nós já sabemos que através das fezes de uma pessoa é possível observar como anda o estado de saúde física da mesma. Contudo, um novo estudo que está sendo feito no estado americano do Texas acredita que o 'número dois', pode dizer muito mais do que se você está com uma intoxicação alimentar. Na verdade, esse grupo acredita que as bactérias do seu intestino estão ligadas diretamente com o seu psicológico.

Como isso seria possível? Um dos aspectos do seu cérebro é o uso de substâncias chamadas neurotransmissores. Acredita-se que essas bactérias que estão em você, podem afetar diretamente essas substâncias que controlam seu humor, entre outras funcionalidades em seu corpo.

Hoje a Fatos Desconhecidos traz para você um matéria um tanto curiosa. Como nós podemos entender melhor nossa saúde e prever doenças utilizando nossos dejetos indesejáveis? Curiosamente, existe uma lógica bem interessante por trás dessa pesquisa texana. Descubra hoje como suas fezes podem dizer muito sobre seu estado psicológico.

O Poder das bactérias

Existe uma quantidade inimaginável de bactérias e vírus em seu corpo. Esse número gira em torno de trilhões. Ali dentro esses micro-organismos produzem vitaminas e também quebram a energia de alimentos ingeridos por nós. Todavia, eles também produzem diversas substâncias que podem influenciar seu corpo de diversas maneiras. Cientistas acreditam que isso de certa forma pode afetar diretamente em seu estado de psicológico. Esses mesmos cientistas acreditam que essas bactérias podem produzir substâncias neuroquímicas como serotonina e dopamina, que são responsáveis pelo controle de humor, ansiedade e depressão.

O psicológico e seu intestino

Um grupo de especialistas, liderado por Mark Lyte, da Universidade de Tecnologia do Texas estão estudando se micróbios realmente podem funcionar como "medicamentos psiquiátricos". As substâncias que eles produzem, de certa forma, podem atuar de forma efetiva no cérebro influenciando o humor.

O grupo liderado por Mark está estudando essas interações utilizando macacos. Eles transferem as bactérias intestinais de um macaco recém nascido em outro e observam o desenvolvimento cerebral de ambos. O objetivo é confirmar a hipótese de que essas bactérias intestinais podem ser as fontes de diversos transtornos psiquiátricos.

E o que suas fezes tem a ver com isso?

Imagine se depressão, transtorno de ansiedade e hiperatividade pudessem ser diagnosticados através do número 2? Uma ida no banheiro e você poderia descobrir algum transtorno com a ajuda de uma análise em um laboratório. Isso poderia deixar o diagnóstico desses males muito mais preciso. Não somente isso, se isso realmente for  possível, quer dizer novas opções para o tratamento dessas doenças poderiam surgir com o tempo.

Suas fezes podem dizer quais substâncias estão sendo produzidas no seu intestino e quais bactérias que estão presentes ali. Através disso, teoricamente, você entenderia melhor como está sua saúde mental. Uma forma "alternativa" de prevenir vários problemas futuros.

E aí, o que achou dessa matéria? Deixe seu comentário e até a próxima, pessoal!


Próxima Matéria
avatar Lucas Curado
Lucas Curado
Não só redator... Como também músico e compositor. Amante de um bom humor ácido e memes.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest