icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


Superlua e chuva de meteoros vão acontecer na noite dessa terça-feira

POR Júlia Marreto EM Ciência e Tecnologia 13/12/16 às 18h00

capa do post Superlua e chuva de meteoros vão acontecer na noite dessa terça-feira

Às 22h05 de hoje (13) poderemos observar a lua em sua fase cheia. Ela se encontra em seu ponto de maior aproximação da Terra desde ontem. De acordo com o astrônomo Cássio Barbosa: A hora que nascer [a lua] vai ser melhor. Isso porque ela está se afastando e quanto tempo você demorar pra ver, mais longe do perigeu ela vai estar e menor a lua vai aparecer no céu. A diferença é mínima, mas a lógica é essa

Precisamos lembrar que não temos o intuito de criticar, julgar, muito menos impor verdades absolutas. Nosso objetivo é único e exclusivo de informar e entreter. Por isso, o conteúdo dessa matéria se destina a aqueles que se interessarem e/ou identificarem.

Além da super lua, outro fenômeno astronômico irá acontecer nessa noite. Infelizmente, ele será ofuscado pela lua e não será possível admirá-lo com tanta clareza. Se trata de uma chuca de meteoros Geminídeos, que são destroços de um asteroide. Esses meteoros são vistos uma vez por ano, isso acontece porque eles estão no caminho da Terra, em torno do Sol.

Segundo Barbosa, dependendo de onde você for observar o céu será possível ver só os meteoros mais brilhantes porque a lua ofusca. Ela aumenta o brilho do céu, então os mais apagados vão sumir. É o mesmo princípio das estrelas: quando é lua cheia você as enxerga muito menos. E a lua vai estar muito em cima de gêmeos, quase em cima da constelação. Então, é a pior posição possível.

Nesse ano de 2016, contando com a de hoje, são um total de três super luas. A primeira foi registrada no dia 16 de outubro.

A super lua do dia 14 de novembro foi a mais especial dos últimos 70 anos, por ser a maior de todas nesse período. Daqui pra frente, não haverão fenômenos intensos envolvendo a lua tão cedo. Os astrônomos calculam que a próxima lua cheia mais perto da Terra só irá acontecer no dia 6 de dezembro de 2052.

E, para não perder os maravilhosos momentos que esse fenômeno poderá te proporcionar essa noite, confira nossa matéria sobre Como tirar fotos da lua usando o seu celular sem ela ficar parecendo um borrão?

Então pessoal, vocês tiveram a oportunidade de observar alguma das super luas que ocorreram esse ano? Se não, ainda dá tempo. Encontraram algum erro na matéria? Ficaram com dúvidas? Possuem sugestões? Não se esqueçam de comentar com a gente!


Próxima Matéria
avatar Júlia Marreto
Júlia Marreto
É a dona de um coração esculpido pela literatura e preenchido pelos bons vinhos de Baco. Guiada nas artes da vida por Ares, possui a discreta delicadeza de um elefante pulando carnaval numa loja de cristais! Movida diariamente pelo combustível da vida: o café, essa garota possui raízes profundas na poesia da vida. É muito séria, mas sabe brincar na hora certa. Ama os animais e detesta filme de terror. Apesar de cantar mal, canta com sentimento. E adora musicais! Sua principal tentativa desportiva é o baralho. Ela gosta mesmo é de coisas antigas, apaixonada pela vida e sonha com o universo. Instagram: , @juliamarreto
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest