icone menu logo logo-fatos-historicos.png


Suposta tumba do "Papai Noel" é descoberta na Turquia

POR Mateus Graff EM História 01/11/17 às 14h35

capa do post Suposta tumba do "Papai Noel" é descoberta na Turquia

"Mas como assim Fatos Desconhecidos, Papai Noel nem existe." Acalmem-se que a gente explica melhor essa história para vocês. Esse caso aconteceu na Turquia e pelo que se fala, uma descoberta parece que vai resolver um debate centenário, decepcionando milhões de crianças ao redor do mundo. Um túmulo foi descoberto por arqueólogos e ao que tudo indica, a tal tumba seria do Papai Noel, ou melhor, São Nicolau.

O túmulo está em uma antiga igreja de Demre, no sul da Turquia. Demre, antes conhecida como Myra, na província de Antalya, é considerado o local de nascimento do bispo do século IV. Para quem não sabe, segundo relatos históricos, São Nicolau foi um monge turco que viveu durante o século IV. Dizem que ele teria ajudado uma jovem a não ser vendida pelo pai, jogando um saco cheio de moedas de ouro para pagar o dote de casamento da moça. Depois de cinco séculos que São Nicolau foi reconhecido como um santo. A partir daí, no dia seis de dezembro é celebrado o dia de São Nicolau.

A descoberta do túmulo

O diretor de levantamentos e monumentos em Antalya, Cemil Karabayram, afirmou que o santuário foi descoberto durante alguns levantamentos eletrônicos que mostraram lacunas abaixo da igreja. "Obtivemos resultados muito bons, mas o verdadeiro trabalho começa agora", afirmou Cemil. A estrutura está envolvida em relevos de pedra e mosaicos que precisam ser preservados.

Ele está otimista quanto a descoberta, mas adverte que levará um tempo para dimensionar cada azulejo, remover um a um e colocar em um molde. "Vamos chegar ao fundo e talvez encontremos o corpo imaculado de São Nicolau", diz Cemil. Mas será mesmo que esse túmulo é do São Nicolau?

Túmulo de São Nicolau?

Bom, nem todos concordam com essa localização do corpo de São Nicolau. Existe uma história de que o santo teria sido transportado para a Itália ainda em 1087. Sendo assim, existe a possibilidade de marinheiros terem contrabandeado ou roubado os ossos para preservá-los. Na época a cidade estava recebendo muitos ataques de piratas.

Os arqueólogo turcos acreditam em outra história. Segundo os documentos que eles estudaram, o corpo de São Nicolau teria sido enterrado em uma câmara que ficou intacta em baixo da igreja em Antalya. Cemil afirma que "os olhos do mundo estarão voltados para cá. Nosso turismo terá um grande momento. Após muitos anos ganharemos dinheiro graças ao Papai Noel".

Em entrevista a National Geographic, Carol Meyers, que dirige uma organização dedicada ao legado de São Nicolau, disse que ainda é muito cedo para fazer essa afirmação. "Se as relíquias forem encontradas, precisarão ser datadas e examinadas por especialistas internacionais. Os turcos, é claro, estão muito interessados em promover o turismo da região", disse Carol.

Mas e você, acredita que o Papai Noel realmente pode estar nesse túmulo da Turquia? Não esqueça de deixar o seu comentário!


Próxima Matéria
Via   The Gaurdian     Telegraph     Uol     Revista Galileu  
Imagens Vix O Povo News
avatar Mateus Graff
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest